Dicas de Especialista

Licenciamento Ambiental em Atividades Rurais: A importância de estar em dia

Whelliton Ribeiro, especialista em Direito Ambiental, explica como cumprir as condicionantes, evitar multas e garantir uma produção sustentável e protegida

Por Nádia Martins

A atividade rural está sujeita a diversos tipos de licenciamento ambiental, conforme exigido pela lei. A necessidade de licenciamento varia de acordo com o tipo de atividade exercida pelo produtor e o tamanho da produção. Dada a frequente fiscalização em atividades rurais, é essencial que os produtores estejam atentos para realizar o licenciamento correto para suas atividades.

O especialista em Direito Ambiental, Whelliton Ribeiro, explica a relevância do licenciamento ambiental para atividades rurais. Ao obter o licenciamento, é comum que haja condicionantes. Estas são obrigações que o produtor deve cumprir durante a vigência da licença ambiental. Normalmente, os produtores ficam obrigados a apresentar relatórios ambientais e a se auto monitorar. O não cumprimento dessas condicionantes pode resultar em pesadas multas e, em casos mais graves, a paralisação ou embargo da produção.

Para evitar complicações, Ribeiro aconselha os produtores rurais a manterem seus licenciamentos em dia. Ele também sugere a busca por orientação de profissionais do direito e da área técnica para garantir o licenciamento correto. Confira abaixo o conteúdo completo no Dicas de Especialista no Canal do Criador.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também