A Secretária de Agricultura do estado de Santa Catarina está ampliando investimentos para o fortalecimento do agronegócio catarinense. Em 2021, a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural deve aplicar mais de R$ 340 milhões em programas e projetos para minimizar os efeitos da estiagem e fomento ao setor produtivo. Nesta quarta-feira, 28, durante agenda na região Sul, o secretário Altair Silva reforçou a importância da participação dos municípios para estimular os investimentos no meio rural.
“Nós estamos inovando, aprimorando e ampliando nossas linhas de apoio aos produtores rurais de Santa Catarina. O grande objetivo do governo Carlos Moisés é que todas as propriedades rurais catarinenses tenham um sistema de captação e armazenamento de água. Pedimos o engajamento de todos para divulgar essas ações e mobilizar os agricultores para procurarem o apoio do Governo do Estado. Pois é impossível pensar em produção, sem pensar em reserva de água”, destaca o secretário Altair Silva.
As ações da Secretaria da Agricultura foram apresentadas durante reunião do colegiado dos secretários municipais da Agricultura da Região de Laguna (Amurel), em Braço do Norte. Entre os destaques, estão o aporte de R$ 300 milhões para ampliar a infraestrutura hídrica, o armazenamento de água e a preservação de mananciais dentro de propriedades rurais ainda nos próximos três anos.
Os agricultores da região Sul podem acessar os recursos para construção de estruturas de captação, armazenagem e distribuição de água, além da preservação de nascentes. A expectativa é criar estruturas para minimizar os impactos das estiagens em Santa Catarina, aumentando a resiliência hídrica das propriedades rurais.