DICAS DE ESPECIALISTA
Manejo de pastagens: confira estratégias para o período seco
Wagner Pires compartilha estratégias para maximizar a produtividade das pastagens na estação mais árida do ano
O manejo de pastagens durante o período seco é uma das tarefas mais desafiadoras enfrentadas pelos pecuaristas. Esta época do ano, caracterizada pela escassez de chuvas e baixa umidade, impõe condições adversas tanto para o desenvolvimento das pastagens quanto para a manutenção da saúde e produtividade do rebanho.
Para enfrentar o período e garantir a sustentabilidade da produção, o especialista em pastagens, Wagner Pires, recomenda práticas de manejo para enfrentar a estação mais árida do ano.
Segundo Pires, cerca de 70% da produção anual de uma pastagem é entregue durante a estação chuvosa, deixando os restantes 30% para o período seco. Mas, muitos produtores enfrentam dificuldades nesse período, vendo sua pastagem definhar e questionando-se sobre a viabilidade de qualquer produção. Pires enfatiza que, com o manejo adequado, é possível maximizar esses 30% e manter uma produção consistente mesmo sob condições adversas.
A principal estratégia destacada pelo especialista envolve a preparação da pastagem antes do início do período seco, estimulando o desenvolvimento de raízes profundas capazes de acessar a umidade do solo em níveis inferiores.
A seguir, confira as dicas do especialista;
O conteúdo sobre estratégias de manejo para o período seco também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.
Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.