O que você procura?

O que você procura?

Ir para o conteúdo

Morre Antoninho Bastos, Pioneiro do Brangus no Brasil

Aos 85 anos, falece Antoninho Bastos, referência na pecuária e pioneiro do Brangus. Setor agropecuário lamenta sua perda

Por Carla Silva
24 de março de 2025 às 11h25

Foto: Divulgação

Faleceu neste domingo (23), aos 85 anos, o pecuarista e zootecnista Antônio Martins Bastos Filho, conhecido como Antoninho. Referência nacional na pecuária de corte, ele foi pioneiro da raça Brangus no Brasil, proprietário da Cabanha São Bibiano, em Uruguaiana (RS), e figura marcante em julgamentos e exposições pelo país.

A morte de Antoninho foi lamentada por entidades importantes do setor. Em nota oficial, a Associação Brasileira do Brangus (ABB) destacou sua contribuição para o fortalecimento da raça e sua atuação como jurado técnico. Já a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) relembrou o papel fundamental que ele teve na criação do Freio de Ouro, uma das principais provas da raça Crioula.

Na Cabanha São Bibiano, Antoninho implantou um rigoroso programa de seleção genética, colecionando premiações e reconhecimento em diversas pistas do país.

O velório será realizado a partir das 23h deste domingo, na sala 1 do Memorial Angelos Uruguaiana, localizado na Rua Padre Anchieta, 3085. A cerimônia de despedida está marcada para as 15h desta segunda-feira (24), no mesmo local.

Antônio Martins Bastos Filho deixa um legado de dedicação à pecuária brasileira e será lembrado por sua paixão pelo campo, visão de futuro e contribuição inestimável ao agro nacional.

Assine nossa newsletter!

Termos de uso