Ir para o conteúdo

PECUÁRIA BRASILEIRA

Mortes após uso de vacina EXCELL 10: mais de 600 já foram confirmadas

Mapa confirma novas notificações de óbitos envolvendo caprinos, ovinos e bovinos; casos seguem em investigação

Por Cássia Carolina
05 de setembro de 2025 às 11h16
Mortes após uso de vacina EXCELL 10 mais de 600 já foram confirmadas

FOTO: Reprodução/ TV Clube

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou, na última quarta-feira (3/9), para 612 o número de mortes em investigação após uso da vacina EXCELL 10. Os óbitos, envolvendo caprinos, ovinos e bovinos, vêm sendo comunicados por produtores rurais à medida que ocorrem.

Segundo o Mapa, as notificações devem ser feitas pelo sistema e-Sisbravet, ferramenta eletrônica que registra e acompanha suspeitas de doenças e os resultados das investigações do Serviço Veterinário Oficial (SVO). Os casos já enviados por meio do canal FalaBr também estão sendo considerados e transferidos para a plataforma.

Além do registro oficial, o Ministério recomenda que os produtores informem diretamente à empresa responsável pela vacina, a Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda., pelos seguintes canais: telefone 0800 400 7997, WhatsApp (43) 99135-1168 ou e-mail sac.br@dechra.com.

Contexto da clostridiose

A vacinação contra a clostridiose continua sendo considerada uma estratégia essencial no combate à doença, altamente letal entre os rebanhos. O Mapa reforça que o consumo de carne e leite de caprinos, ovinos e bovinos saudáveis, inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial, permanece seguro para os consumidores.

Entenda o caso

O alerta começou após notificação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) sobre reações adversas em animais vacinados. Em resposta, o Mapa determinou a apreensão de todos os lotes da EXCELL 10, a interdição da fabricação do produto, auditoria na empresa fabricante e coleta de amostras para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.

A Dechra Brasil também iniciou o recolhimento dos lotes 016/2024 e 018/2024, atendendo à determinação oficial.

Situação em outros estados

Além do Piauí, já há relatos de casos em outras regiões do país, ainda em fase de investigação para confirmar se existe correlação direta com o uso da vacina. Até o momento, a causa das mortes não foi confirmada.

O Mapa segue monitorando a situação de forma coordenada com os órgãos estaduais de defesa sanitária, a fim de esclarecer os fatos e adotar todas as medidas necessárias para proteger a pecuária nacional.