Hoje no Noticiário Tortuga, você vai conhecer mais sobre o maior rebanho bovino do Brasil que está localizado no Mato Grosso. Além de quantidade, a pecuária do estado tem melhorado bastante em termos de qualidade e eficiência, se tornando um player importante para as exportações de carne do país. O volume de animais confinados comprova a tese e a tendência é que a terminação intensiva siga em expansão. Os desafios de preços de insumos, quebra de safra e economia instável, exigem do pecuarista uma boa gestão do seu negócio. Confira a entrevista com Cleiton Gauer, gerente e porta-voz do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.
Os parceiros do Noticiário Tortuga participam regularmente dos quadros e entrevistas do programa. Eles contam experiências e falam de resultados que obtêm com os produtos da marca Tortuga nas fazendas. Confira o depoimento do Responsável Técnico do Grupo Nutrijara do Paraná, o zootecnista José Henrique Baraviera, sobre o trabalho com confinamento.
A produção animal demanda muita tecnologia em todos os pilares da atividade. Manejo, Nutrição, Sanidade e Genética são igualmente importantes na equação da eficiência, dos resultados e do abate de um animal que vai favorecer a entrega de um produto de qualidade da planta frigorífica na gôndola dos mercados e casas de carne. A Maria Eugênia Mercadante, geneticista do corpo de pesquisas do IZ, comentou sobre esse tema e a influência do melhoramento do rebanho na entrevista de hoje.