O cavalo Crioulo mais uma vez se consolidou como motor dos negócios de animais na Expointer 2025. Somente nos seis leilões realizados durante a feira, a raça movimentou R$ 14,51 milhões, confirmando sua relevância no mercado e atraindo tanto novos investidores quanto criatórios tradicionais em busca de expansão.

FOTO: Nataly Porto/ABCCC
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), César Augusto Rabassa Hax, o crescimento da raça já alcança novos territórios do país. “O cavalo Crioulo está expandindo seus horizontes e ganhando força tanto no uso na lida quanto em atividades esportivas”, destacou. Ele antecipou ainda que, neste mês de setembro, a entidade deve divulgar um estudo sobre o PIB do Cavalo Crioulo no Brasil, levantando dados sobre a importância econômica da raça, que vai muito além da paixão: gera renda em propriedades rurais, centros de treinamento, selarias, varejo e práticas esportivas.
Cavalo crioulo na Expointer: Crescimento em comparação ao ano passado
Além dos leilões, a presença do cavalo Crioulo também impulsionou o comércio instalado na Cidade do Cavalo, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil. Segundo Hax, os lojistas registraram um crescimento entre 20% e 30% nas vendas em comparação com 2024. “Ano passado tivemos as dificuldades decorrentes da enchente, mas, mesmo assim, as vendas foram muito boas. Neste ano, conseguimos novo incremento”, afirmou.