O Nelore reafirma sua importância na pecuária nacional ao ser o grande destaque da 62ª Expo Rio Preto Etapa de Corte, realizada no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto (SP). A etapa teve início no domingo (28/9) e reúne quase mil animais de criadores de várias regiões do país.

FOTO: Luciano Ramos l Divulgação
Só da raça Nelore, participam três variedades: Padrão (540 exemplares), Mocho (130 animais) e Pelagem (180 exemplares). Os julgamentos começam nesta quarta-feira, 1º de outubro, e seguem até o dia 5, último dia da feira. A raça Tabapuã também marca presença com 50 animais em pista, avaliados entre os dias 3 e 5 de outubro.
Além dos julgamentos, a feira recebe 130 Nelores para o Shopping do Nelore, 84 cavalos Mangalarga e 120 ovinos das raças Boer, Dorper, Suffolk e Santa Inês, totalizando 1.234 animais até o encerramento do evento.
Segundo Vinícius Lucente, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em São Paulo, a feira é uma das principais vitrines da pecuária. “Por se tratar de um evento importante do cenário nacional, os criadores se fazem presentes na Expo Rio Preto para acompanhar os julgamentos do Nelore. Isso movimenta também a economia local, beneficiando o setor de serviços da cidade”, destaca.