INOVAÇÃO NO CAMPO
Expointer traz imersão em fazendas com óculos de realidade virtual
Tecnologia imersiva permite comparar monocultivo e sistema ILPF em fazendas simuladas na Expointer
FOTO: Fernando Dias/Ascom Expointer
Na Expointer 2025, a tecnologia tem ganhado espaço como aliada da pecuária. Uma das novidades é a experiência com óculos de realidade virtual, que possibilita aos visitantes vivenciar, de forma imersiva, a rotina em duas fazendas com diferentes modelos de produção: uma baseada no monocultivo tradicional e outra no sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
A iniciativa é da Rede ILPF e pode ser conferida no estande da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O que o pecuarista vê com os óculos de realidade virtual
Durante seis minutos, o usuário é transportado para um ambiente rural em 360°. A imersão mostra os impactos do monocultivo no solo e no manejo, contrastando com os benefícios do sistema ILPF. Além dos óculos, fones de ouvido completam a experiência com narração disponível em português, espanhol e inglês.
Segundo Andreza Cruz, coordenadora de projetos da Rede ILPF, a proposta é facilitar o entendimento prático das vantagens da integração. “Com essa vivência, a pessoa pode ver como funciona o monocultivo e sua degradação do solo, em contraste com um exemplo de sistema ILPF, dentre diversos outros modelos possíveis de integração”, explica.
ILPF: integração para mais produtividade e sustentabilidade
O sistema ILPF integra lavoura, pecuária e floresta em uma mesma área, garantindo maior eficiência no uso do solo, rentabilidade ao produtor e conservação dos recursos naturais. Para o pecuarista, isso significa mais alternativas de diversificação, melhora na qualidade das pastagens e aumento na resiliência produtiva.
A tecnologia de realidade virtual é portátil e, por isso, pode ser levada a diferentes feiras e eventos do agronegócio no Brasil.
Quem está por trás da iniciativa
A Rede ILPF é uma associação formada por parceria público-privada que reúne a Embrapa, a cooperativa Cocamar e empresas como Bradesco, John Deere, Soesp, Suzano, Syngenta e Timac Agro. O objetivo é difundir conhecimento e incentivar a adoção de práticas sustentáveis que unam inovação e produção pecuária de alta performance.