Após uma semana considerada mais morna, com preços estáveis em São Paulo, confira as tendências e expectativas para o setor. Conforme a analista de mercado, Lygia Pimentel, após algumas altas que elevaram o preço do boi gordo de R$190,00 para R$ 245,00 em São Paulo, o mercado agora se estabiliza. As escalas, que estavam curtas e permitiram essa recuperação parcial, agora se alongaram, atendendo em média nove dias no Brasil. Essa extensão das escalas, embora não seja excessivamente longa, não sugere uma esperança imediata para preços mais altos.
A analista aponta que a virada do mês, com o pagamento de salários e o consequente aumento do consumo, pode trazer uma melhora nos preços. No entanto, ela ressalta que, por enquanto, o mercado não deve apresentar uma alta significativa nos próximos dias, devido à continuidade das escalas longas.
Lygia destaca que o pior momento do mercado, ocorrido em julho e agosto, reflete na intenção de confinamento. A queda acentuada nesse período deixou muitos produtores hesitantes, impactando a oferta atual. Ela explica que, embora a engorda intensiva seja necessária, a forte queda de agosto foi tão marcante que causou uma paralisia temporária nas decisões dos produtores. Confira, a seguir, a análise completa e o impacto das chuvas na pastagem e ganho de peso dos animais: