EXPOSIÇÃO
Expointer 2025 movimenta criadores e genética de ponta em Esteio
Com entrada de animais marcada para agosto, evento é vitrine nacional para genética e negócios da pecuária de corte e leite

Foto: Jürgen Mayrhofer/Ascom Expointer
A maior feira agropecuária do Sul do Brasil já está no radar dos pecuaristas. A Expointer 2025 acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e promete mais uma edição histórica para a pecuária nacional, com destaque para a apresentação de animais de elite, julgamento das raças e leilões oficiais.
Inscrições abertas para animais de argola e rústicos
As associações de raça já iniciaram o processo de inscrição de animais. A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), por exemplo, abriu adesões para exemplares de argola e rústicos, com prazos escalonados que vão até 8 de agosto. A entrada dos animais no parque começa no dia 25 de agosto.
Para a modalidade argola, as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho (sexta-feira) com os valores previstos. Após essa data, o prazo de tolerância vai até 30 de julho (quarta-feira), com acréscimo de 10% ao valor de inscrição
Os exemplares serão acomodados em áreas previamente definidas pela organização da Expointer. Julgamentos e premiações devem atrair atenção de criadores de todo o país.
Vitrine para o melhor da genética bovina
A feira é reconhecida por apresentar o que há de mais avançado em melhoramento genético, tanto na pecuária de corte quanto leiteira. Raças como Nelore, Angus, Brangus, Braford, Hereford, Girolando, Jersey e Holandês devem ocupar os pavilhões com grandes nomes da seleção nacional.
Além dos julgamentos, o evento contará com leilões presenciais e virtuais, promovidos por associações e centrais de genética, reunindo investidores e selecionadores.
Tradição, negócios e segurança
Mesmo após o incêndio ocorrido no parque no dia 14 de julho — que destruiu uma estrutura usada como loja durante a feira — a programação da Expointer segue confirmada até o momento. A área atingida não comprometeu estruturas ligadas à pecuária.
➡️ Leia também: Incêndio atinge estrutura no Parque Assis Brasil antes da Expointer