Projeções realizadas pelo setor de macroeconomia do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostram que a pecuária brasileira responde por aproximadamente 7% de todos os empregos gerados no Brasil, com cerca de 5 ou 6 milhões de ocupações em praticamente todas as cidades brasileiras. A informação foi revelada pela pesquisadora da entidade, Nicole Rennó Castro, em entrevista para o programa Pasto Extraordinário dessa semana.
Nicole também reiterou que o PIB da pecuária representa 8% da economia brasileira e que o complexo de carnes se destaca na balança comercial do país. “Nós temos que lembrar que a produção dentro da porteira, que ocorre no campo, ela não acontece sozinha, pelo contrário. Essa agropecuária moderna que nós temos está cada vez mais integrada com várias atividades de serviço, industriais, que estão ali antes da porteira e depois da porteira”, explica a pesquisadora.
Além da entrevista completa de Nicole, o programa Pasto Extraordinário também trouxe outros temas em destaque, como quais fatores precisam ser considerados na hora de optar por fazer a reforma ou a recuperação do pasto, bem como os prós e contras de cada um dos processos com o especialista José Renato, da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq-USP).