PECUÁRIA DE CORTE
Pecuaristas debatem tarifaço no 5º Fórum Pecuária Brasil em SP
Evento da DATAGRO, em meio ao tarifaço dos EUA, reúne líderes da pecuária e indústria para discutir desafios e oportunidades do setor
FOTO: DATAGRO l Divulgação
Em meio ao chamado “tarifaço” dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, incluindo a carne bovina, a DATAGRO promove no próximo dia 17 de setembro o 5º Fórum Pecuária Brasil, no World Trade Center (WTC), em São Paulo. O encontro reúne pecuaristas, técnicos, investidores, frigoríficos e lideranças setoriais para debater os rumos da cadeia da carne no Brasil e no mercado internacional.
A programação inclui seis painéis temáticos com foco em perspectivas futuras da pecuária, desafios do mercado interno, oportunidades externas e a retomada da liquidez do contrato futuro de boi gordo na B3.
Entre os nomes confirmados estão Plinio Nastari, presidente da DATAGRO; Roberto Perosa, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); Mauricio Velloso, da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon); e Sérgio Bortolozzo, da Sociedade Rural Brasileira (SRB), além de executivos de grandes empresas como Marfrig, Friboi e Minerva Foods.
“O Fórum Pecuária Brasil é um espaço que une todos os elos da cadeia para discutir os desafios e oportunidades que temos pela frente. Nosso objetivo é oferecer informação de qualidade, baseada em dados, e criar um ambiente de diálogo estratégico para que o setor avance de forma sustentável e competitivo”, afirma João Otávio Figueiredo, head de pecuária da DATAGRO.
FOTO: DATAGRO l Divulgação
Indicador do Boi na Estrada
Um dos destaques desta edição é a apresentação dos resultados do Indicador do Boi na Estrada, iniciativa que percorreu propriedades em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Goiás, Pará e Bahia. Realizado em parceria com a Nova Futura Investimentos e a Nutron | Cargill, o levantamento mostra um retrato direto da pecuária no campo e sua ligação com o mercado futuro.
Lançado em 2019, o Indicador do Boi DATAGRO se consolidou como referência no setor. Oficializado pela B3 em 2024, já monitora mais de 75% do abate nacional, reunindo dados de milhares de pecuaristas e mais de 120 frigoríficos. Hoje, mais de 11 mil usuários estão cadastrados na plataforma.
“Mais do que um levantamento de dados, o Indicador fomenta o contrato futuro do boi gordo e garante previsibilidade para pecuaristas e frigoríficos, permitindo gestão de risco frente à volatilidade de preços”, explica Figueiredo.
Serviço
5º Fórum Pecuária Brasil
Data: 17 de setembro
Horário: 8h
Local: World Trade Center São Paulo – Av. das Nações Unidas, 12551, Cidade Monções, São Paulo (SP)
Inscrições: clique neste link