NOTÍCIAS

Pelican: Avião para pulverização agrícola dispensa a presença de piloto

A aeronave foi desenvolvida entre parcerias com a EmbraerX e Pyka, empresa americana do Vale do Silício.

Jornalismo Canal do Criador Jornalismo Canal do Criador 28 de setembro de 2021 às 09h00

Uma parceria entre a EmbraerX e a companhia americana do Vale do Silício, Pyka, desenvolveu o que vem sendo chamado de o “futuro da pulverização agrícola autônoma”. Trata-se do Pelican, uma aeronave agrícola de asa fixa totalmente elétrica e sem piloto a bordo.

As empresas irão trabalhar juntas para acelerar a chegada da solução autônoma ao mercado de agricultura de precisão. Subsidiária da Embraer, a EmbraerX afirma que seu compromisso é explorar produtos e serviços “disruptivos”, que possam “revolucionar os negócios”, incluindo novos segmentos de atuação para a área de aviação agrícola da Embraer. 

“A EmbraerX é uma aceleradora de mercado comprometida em desenvolver soluções que possam transformar o mundo e inspirar nossos parceiros por meio de ideias inovadoras, e com determinação e criatividade. A inovação e capacidade tecnológica da Pyka estão alinhadas com a nossa estratégia de acelerar a criação de novos modelos de negócios por meio de parcerias com potencial de crescimento exponencial”, disse Daniel Moczydlower, head da EmbraerX.

A aeronave Pelican já está sendo utilizada por clientes da Pyka na América Central. De acordo com as parceiras, o objetivo é aumentar a produtividade, eficiência de custo, segurança e sustentabilidade.

“Estamos extremamente entusiasmados em realizar parceria com uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, para viabilizar a nossa visão de trazer para o uso diário uma aeronave elétrica. Estivemos muito focados na certificação e na entrega de uma espetacular aeronave autônoma e elétrica para servir aos nossos clientes. Agora estamos ao lado de uma líder da indústria, em um dos maiores mercados agrícolas do mundo, para ajudar a escalar o nosso negócio de aviões elétricos. Estamos ansiosos em trabalhar com a Embraer para integrar a aviação agrícola, elétrica e autônoma no agronegócio e na economia em geral”, disse Michael Norcia, CEO e cofundador da Pyka.

Fonte: Embraer

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica

AGENDA DE EVENTOS

Ver mais

12 de outubro de 2026

Uberaba (MG)

Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman)

Exposição Internacional da Raça Brahman

16 de setembro de 2026

São Paulo (SP)

6 Forum Pecuaria Brasil

6º Fórum Pecuária Brasil

29 de agosto de 2026

Esteio (RS)

Expointer 2026

Expointer 2026

31 de julho de 2026

Jaboticabal

Congresso

27 de julho de 2026

Lavras (MG)

SBZ 2026

59ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

26 de junho de 2026

Araxá (MG)

EXPOQUEIJO 2026

21 de julho de 2026

Patos de Minas (MG)

4ª FENAMINAS

15 de julho de 2026

Ribeirão Preto - SP

22º INSECT SHOW

Logo Canal do Criador
Acompanhe as transmissões em tempo real e fique por
dentro das novidades do agronegócio.
Button play

Assistir agora

Canal 166 Canal 166
Canal 197 e 697 Canal 197 e 697
Canal 591 Canal 591
Disponível na antena Parabólica Digital e Analógica