No recente boletim “De Olho no Mercado”, no Canal do Criador, o especialista em mercado Carlos Cogo discutiu as projeções e expectativas para o mercado de rações, com foco no milho e farelo de soja, para a safra 2023-2024 no Brasil.
Segundo Cogo, a projeção para a próxima temporada indica um aumento na área de soja, estimada em 45,2 milhões de hectares. Isso representa um acréscimo de mais de 1 milhão de hectares em comparação ao ano anterior, sugerindo um aumento na oferta de soja.
Ainda conforme o especialista há uma redução significativa, cerca de 8%, na área da primeira safra de milho, que compete com a soja. A segunda safra de milho também mostra sinais de redução para 2024, o que pode levar a um aumento nos preços do milho no Brasil.
O fenômeno climático El Niño, que deve durar até maio de 2024, pode trazer impactos variados nas safras brasileiras de grãos. Especificamente, nas regiões do Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins, que enfrentam o risco de estiagens, o que pode afetar a produção de farelo de soja.