A setor do agronegócio brasileiro segue sendo um dos motores da economia nacional. Para 2025, a expectativa é de crescimento de 9% no PIB da agropecuária, mantendo esse ritmo também em 2026. A projeção foi apresentada pelo economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, durante palestra no Congresso Andav 2025, realizado em São Paulo.

FOTO: FD fotografia
O evento é promovido pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e reúne empresas, consultores, agrônomos, pesquisadores e profissionais da cadeia agropecuária. Considerado o principal ponto de encontro do setor de distribuição de insumos no país, o congresso discute tendências, desafios econômicos e novas tecnologias para o campo.
Segundo o especialista, mesmo com os desafios econômicos internos e tensões no cenário internacional, o agronegócio permanece em fase de expansão. “O agro está na fase ganhadora. Deve crescer 9% em 2025 e manter esse índice em 2026, contribuindo positivamente para o PIB nacional”, afirmou.