O governo federal lançou nesta quarta-feira (13) o Plano Brasil Soberano, um pacote de ações emergenciais para proteger exportadores e trabalhadores brasileiros afetados pela sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos do agronegócio. Entre os beneficiados, estão os produtores de carne bovina, que poderão contar com crédito facilitado, redução de custos tributários e estímulo à abertura de novos mercados.

FOTO: Divulgação l Agência Brasil
De acordo com informações da Agência Brasil, o plano prevê R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para financiar operações com juros mais baixos e prioridade para empresas mais impactadas pelas tarifas. Para ter acesso, será necessário manter os empregos, medida que busca preservar a mão de obra no campo. Pequenos e médios produtores terão reforço de R$ 4,5 bilhões em fundos garantidores (FGCE, FGI e FGO), ampliando a segurança nas operações de crédito.
Outro ponto de destaque é o Novo Reintegra, que aumenta o crédito tributário para exportadores: até 3,1% para médias e grandes empresas e até 6% para micro e pequenas. A medida reduz custos e melhora a competitividade da carne brasileira no mercado internacional.
FOTO: Divulgação l Agência Brasil