Segundo pesquisa realizada pelo Cepea, a população ocupada no agronegócio soma hoje 18,9 milhões de pessoas, só neste terceiro trimestre do ano. Em comparação aos anos anteriores, houve um forte avanço de 10%, cerca de 1,756 milhão de pessoas, frente ao mesmo trimestre do ano anterior e 3,6%, equivalente a 653 mil pessoas, a mais que no segundo trimestre de 2021
Trata-se, também, do maior número de pessoas atuando no setor em um terceiro trimestre desde 2015, quando a população ocupada no agronegócio foi de 19,08 milhões.
Ainda segundo os pesquisadores, o resultado demonstra uma recuperação dos postos de trabalho prejudicados pela pandemia e seus desdobramentos. Além disso, o avanço no terceiro trimestre evidencia a conjuntura favorável ao agronegócio no período, com impacto potencial na geração de empregos.
Foi apontado durante a pesquisa, que todos os segmentos do agronegócio apresentaram crescimentos na população ocupada entre o segundo e o terceiro trimestres de 2021, com destaque para a agroindústria, com avanço de 6,57% ou mais de 243 mil pessoas.