ACNB

Primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade em SP atraiu cerca de 900 machos

O Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça Nelore

Por Redação Canal do Criador
11 de novembro de 2021 às 14h00

Nos dias 20 e 21 de outubro, a 20ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021 foi realizada na Friboi de Lins (SP). Foram avaliados 874 animais, enviados por 9 pecuaristas. 851 machos e 23 fêmeas participaram do abate técnico. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) organizou a etapa juntamente com a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN). Esta edição do Circuito conta com apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Os animais, de modo geral, eram bem jovens. As fêmeas estavam bem pesadas e com acabamento de gordura elogiável”, diz Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

“Tivemos 91% dos machos com até 2 dentes incisivos permanentes (com idade por volta de dois anos) e 62,5% com dentição de leite (menos de 2 anos de idade). 87% deles pesam mais de 18 arrobas, levando a média para 20 arrobas. Além disso, 47% dos animais possuíam cobertura de gordura mediana”, informa Gustavo.

A Fazenda São Clemente (São José dos Campos/SP), de Paulo Henrique Marcondes Cesar, recebeu a Medalha de Ouro no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos, seguido pela Fazenda Flórida (Guaiçara/SP), de Eduardo Otoboni, que ficou com a Medalha de Prata, e pela Fazenda Boa Sorte (São Pedro do Turvo/SP), de Wagner Ricardo Barrios Martins, que recebeu a Medalha de Bronze.

“As fêmeas tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) em 87% dos casos. Todas pesaram mais de 14 arrobas e possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme. A média de peso fechou em 18 arrobas”, completa o assessor da ACNB.

O campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas teve a BLT Administração de Bens e Empresas Ltda, do Sítio Curral Novo (Guaíra/SP), como vencedora da Medalha de Ouro. Além disso, o criatório recebeu também a Medalha Ouro Branco, premiação que é a novidade da 23ª edição do Circuito.

“Gostamos muito dos resultados que o Nelore nos traz no confinamento. A raça se desenvolve muito bem. O lote de novilhas que venceu o campeonato estava com média de 18 arrobas e até 2 dentes. Estamos bem felizes com a produtividade do Nelore”, conta João Carlos de Almeida Júnior, gerente comercial da BLT Administração de Bens e Empresas Ltda.

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia os resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB

 

Fonte: Assessoria ACNB