Informações do 6º Levantamento da Safra 2021/22 realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira, 10, apontam que a safra de grãos teve um crescimento superior a 10 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior, e deve chegar a 265,7 milhões de toneladas nesta produção.
Ainda segundo a Conab, em relação à área a ser plantada, teve um incremento de 4,3%, estimada em cerca de 72,7 milhões de hectares, o que corresponde a 3 milhões de hectares, influenciados, sobretudo, pelo crescimento da área de soja e de milho.
Apesar da expectativa de aumento na colheita quando comparada com o resultado obtido no período 2020/21, uma leve perda na produção foi diagnosticada, 0,9% sobre o volume divulgado no último mês, quando eram esperadas 268,2 milhões de toneladas.
A queda é reflexo da forte estiagem verificada, sobretudo, nos estados da Região Sul do país e no centro-sul de Mato Grosso do Sul. O clima adverso impactou de maneira expressiva as produtividades das lavouras de soja e milho 1ª safra, principalmente.