PASTO É LAVOURA
Qual é a leguminosa ideal para consorciar com a Massai?
Janaina Martuscello indica a leguminosa versátil e eficaz para diversos sistemas de produção; confira
Entre os desafios enfrentados por produtores rurais, a escolha do manejo correto para pastagens é uma delas, pois não se trata apenas da otimização da nutrição animal, mas também da contribuição da pastagem para a saúde do solo.
No mais recente boletim Pasto É Lavoura, no Canal do Criador, a professora Janaina Martuscello responde a seguinte pergunta: qual seria a leguminosa ideal para consorciar com o pasto Massai?
Segundo Martuscello, entre as várias opções de leguminosas disponíveis, o amendoim forrageiro pode ser uma escolha versátil e eficaz para diversos sistemas de produção.
Martuscello destaca a capacidade de adaptação da leguminosa a diferentes regiões e de consorciação bem-sucedida com o Massai, e até com o Mombaça, o que torna o amendoim forrageiro uma ótima opção para produtores que buscam melhorar a qualidade nutricional de seus pastos e, ao mesmo tempo, promover uma cobertura de solo mais eficiente.
Além de fixar nitrogênio no solo, o amendoim forrageiro contribui para o aumento da qualidade da dieta animal e para a cobertura do solo nos espaços vazios deixados pelo Massai. E mais, por ser uma planta rasteira, encaixa-se perfeitamente nos espaços entre as touceiras do pasto, promovendo uma diversificação na vegetação disponível para o gado. Essa diversificação não só enriquece a dieta animal como também contribui para a saúde e sustentabilidade do solo.
A seguir, confira a explicação de Martuscello sobre a implementação do amendoim forrageiro;
Para mais informações e dicas sobre leguminosas, acompanhe o Canal do Criador nas redes sociais e participe da comunidade usando a hashtag #eusoucriador.