Acontece de 26 de agosto a 3 de setembro a 46ª edição da Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a exposição conta este ano com uma programação intensa, incluindo a presença da raça Santa Gertrudis, que participa da exposição há mais de trinta anos.
“Esteio sempre recebeu muito bem a nossa raça, e este ano mais uma vez entraremos com animais nesta pista pesada, que baliza muito da genética e do trabalho de desenvolvimento da raça no Brasil. O julgamento ficará a cargo do membro do Comitê Técnico da ABSG e médico veterinário, Marcos Santana, que há muitos anos conhece e acompanha a evolução do Santa Gertrudis”, explica o presidente da Associação Brasileira do Santa Gertrudis, Gustavo Barretto.
De acordo com o superintendente técnico da raça, que há 50 anos está na Associação, José Arnaldo Amstalden, a Exposição é um lugar de encontro e, ainda mais, de troca e evolução da raça, que possui entre suas características a adaptabilidade, o ganho de peso e a produção de carne de qualidade.