O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), promove 50 cursos gratuitos de curta duração no mês de dezembro. No estado 250 capacitações serão realizadas em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais.
A programação atende produtores e trabalhadores rurais que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades. As qualificações gratuitas fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). Os cursos de FPR têm foco para os seguintes segmentos: agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços e pecuária. Já as capacitações da Promoção Social incluem treinamentos nas áreas de alimentação e nutrição, artesanato, educação, organização comunitária, saúde e silvicultura.
Para o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, o aperfeiçoamento profissional é o melhor caminho para o sucesso. “Com os cursos que oferecemos, aliado às demais ações de assistência técnica e profissional, contribuímos para a implantação de novas práticas de produção, bem como para o investimento em atividades de complemento da renda, em novas tecnologias e para a preservação dos recursos naturais. Tudo isso resulta em qualidade e melhoria na geração de renda”.
Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a programação atende às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. “A alta procura pelos cursos e os feedbacks que temos dos produtores e trabalhadores participantes confirmam resultados expressivos tanto na melhoria da produtividade quanto em outros aspectos que beneficiam as famílias e toda a cadeia produtiva”.