Reino Unido bloqueia animais da Alemanha por febre aftosa

Reino Unido proíbe importação de animais da Alemanha após surto de febre aftosa, visando proteger a saúde animal e a agricultura local

Por Carla Silva
aftosa, vaca
Foto: Reprodução/Freepik

Nesta terça-feira (14), o Reino Unido anunciou a suspensão da importação de bovinos, suínos e ovinos da Alemanha, em resposta ao recente surto de febre aftosa identificado no país. De acordo com o governo britânico, a medida é preventiva e visa proteger a saúde animal e a agricultura local de uma possível disseminação da doença. A informação foi reportada pela Agência Reuters.

O surto, confirmado pela Alemanha na semana passada, é o primeiro em quase quatro décadas e foi detectado em um rebanho de búfalos na cidade de Hönow, no estado de Brandemburgo, próximo a Berlim. Segundo o portal Deutsche Welle, três búfalos morreram em decorrência da doença.

As autoridades alemãs estão investigando como a febre aftosa foi introduzida. Representantes do Instituto Federal de Saúde Animal da Alemanha (FLI) destacaram que produtos de origem animal importados ilegalmente de regiões como Oriente Médio, África, partes da Ásia e América do Sul podem ser potenciais vetores de contaminação, representando uma ameaça para a agricultura europeia.

Altamente contagiosa, a febre aftosa afeta bovinos, suínos, ovinos, caprinos e outros ruminantes. Embora não ofereça risco direto à saúde humana, pessoas podem atuar como vetores, transportando o vírus para diferentes regiões.

Fonte: Canal Rural

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também