MORFOLOGIA DO CAVALO CRIOULO

Santo Pago Charrua confirma genética campeã e brilha na Morfologia de Camaquã

Cavalo Crioulo da Cabanha Quatro C conquista o título de Grande Campeão em seletiva que definiu passaportes para a Expointer 2026

Por Cássia Carolina

A cidade de Camaquã (RS) foi palco de uma das etapas mais disputadas do Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2026, e o grande destaque do evento promovido pela ABCCC e pelo Núcleo José Júlio Centeno Coutinho foi o cavalo Santo Pago Charrua, da Cabanha Quatro C, de Cachoeira do Sul (RS).

Santo Pago Charrua confirma genética campeã e brilha na Morfologia de Camaquã

FOTO: Maurício Vinhas l Divulgação

O macho de pelagem zaina colorada foi eleito Melhor Exemplar da Raça na Exposição Passaporte realizada no sábado (25/10), conquistando também o título de Grande Campeão. O jurado Darlei Hess destacou as qualidades do animal: “É um cavalo com excelente profundidade e nível de aprumo. Muito requintado, nobre e expressivo”.

Filho de As Malke Sedutor-TE e Fisga Charrua, o cavalo nasceu em 2017 e é exposto por Luiz Gustavo e Luiz Fernando Camargo. O título reforça sua trajetória vitoriosa, já que o exemplar também havia sido Campeão Cavalo Adulto na Expointer 2025.

A cabanheira Josi Saragoza, responsável pelo preparo de Santo Pago Charrua, celebrou mais uma conquista ao lado do cavalo. “É muito gratificante trabalhar com o que a gente ama e alcançar bons resultados. A Expointer 2025 foi maravilhosa, e prosseguimos com o projeto dele. Conseguimos esse baita resultado, ainda mais no meio de ótimos cavalos”, afirmou.

Entre as fêmeas, o título de Grande Campeã ficou com Trinidad da Cabanha Santa Fé-TE (Box 56), de Aceguá (RS). A égua gateada, nascida em 2022 e filha de JA Impulso e JA Andorinha, conquistou os jurados pela movimentação firme e equilíbrio em pista.

“Fez boas andaduras, caminha muito bem e encara muito bem a pista. Tem firmeza, linha superior e boa garupa”, destacou Darlei Hess, com o apoio da jurada auxiliar Amanda Azambuja.

O título reforça a qualidade do trabalho desenvolvido pela Cabanha Santa Fé, de Gilberto Rodrigues de Freitas, que também garantiu vaga na final com Vacaria da Cabanha Santa Fé, eleita Quarta Melhor Fêmea.

Próximas etapas do ciclo

A seletiva de Camaquã classificou oito exemplares (quatro machos e quatro fêmeas) para a Grande Final da Morfologia da Expointer 2026, em Esteio (RS). Até o fim de 2025, mais cinco Exposições Passaporte ainda serão realizadas nas cidades de Xangri-lá, Santana do Livramento, Lajeado, Caxias do Sul e Brasília, todas válidas pelo ciclo da primavera.

Destaques da Passaporte de Camaquã

Grande Campeonato – Machos

Santo Pago Charrua – Cabanha Quatro C

Taragüi Bien Hablado – Cabanha Caragüi

RE Um a Zero-TE – Estância Liberdade

GAP Pandillero – Cabanha Villa Matarazzo

Grande Campeonato – Fêmeas

Trinidad da Cabanha Santa Fé-TE – Cabanha Santa Fé

Invernada do Amanhecer – Cabanha Nova Querência

GAP Quimera – Cabanha Jolugar

Vacaria da Cabanha Santa Fé – Cabanha Santa Fé

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também