A cidade de Camaquã (RS) foi palco de uma das etapas mais disputadas do Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2026, e o grande destaque do evento promovido pela ABCCC e pelo Núcleo José Júlio Centeno Coutinho foi o cavalo Santo Pago Charrua, da Cabanha Quatro C, de Cachoeira do Sul (RS).

FOTO: Maurício Vinhas l Divulgação
O macho de pelagem zaina colorada foi eleito Melhor Exemplar da Raça na Exposição Passaporte realizada no sábado (25/10), conquistando também o título de Grande Campeão. O jurado Darlei Hess destacou as qualidades do animal: “É um cavalo com excelente profundidade e nível de aprumo. Muito requintado, nobre e expressivo”.
Filho de As Malke Sedutor-TE e Fisga Charrua, o cavalo nasceu em 2017 e é exposto por Luiz Gustavo e Luiz Fernando Camargo. O título reforça sua trajetória vitoriosa, já que o exemplar também havia sido Campeão Cavalo Adulto na Expointer 2025.
A cabanheira Josi Saragoza, responsável pelo preparo de Santo Pago Charrua, celebrou mais uma conquista ao lado do cavalo. “É muito gratificante trabalhar com o que a gente ama e alcançar bons resultados. A Expointer 2025 foi maravilhosa, e prosseguimos com o projeto dele. Conseguimos esse baita resultado, ainda mais no meio de ótimos cavalos”, afirmou.