Em um mesmo ambiente, avicultores podem conhecer e escolher a melhor configuração possível em equipamentos e estruturas para potencializar a performance e o resultado de suas granjas. O Centro Tecnológico de Avicultura foi oficialmente inaugurado nesta terça-feira (08) durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel. O ato foi acompanhado do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, de diretores de empresas parceiras e de avicultores.
O Paraná é líder na produção de frangos no Brasil. O Estado responde por 35,5% de tudo o que é produzido no País e por 40% do que é exportado para dezenas de nações. “Abatemos mais de 2,1 bilhões de aves por ano, atividade que gera dezenas de milhares de empregos nas propriedades rurais e nos abatedouros”, apontou Ortigara. “A união faz a força e o compartilhamento de ideais e experiências potencializam qualquer projeto”, destacou Darci Piana. O vice-governador afirmou que o que já é bom não pode parar, por isso parcerias como essa, que levaram à implantação do centro de tecnologia, precisam ser incentivadas.
Energia fotovoltaica
Dilvo Grolli sugeriu programas e parcerias que possam criar facilidades para dotar aviários de energia fotovoltaica. Atualmente, esse é um dos mais caros insumos do setor e com a tecnologia das placas solares os custos com eletricidade chegam a cair 90% aos criadores. “Com atitudes como essa, o setor seguirá competitivo e gerando oportunidades”, conforme o presidente da Coopavel. Ortigara lembrou que, por meio do RenovaPR, os avicultores têm linhas de crédito para financiamento com retorno do investimento já acontecendo em 42 meses.