MERCADO INTERNACIONAL

Brasil abre mercado de soro fetal bovino na União Euroasiática

Acordo amplia exportações e fortalece presença brasileira na biotecnologia

Por Cássia Carolina

O agronegócio brasileiro segue ampliando sua presença global. Nesta segunda-feira (25/8), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que as entidades sanitárias da União Econômica Euroasiática autorizaram a importação de soro fetal bovino do Brasil.

Brasil abre mercado de soro fetal bovino na União Euroasiática

FOTO: Reprodução l Eva Scientific

O bloco econômico, que reúne mais de 183 milhões de habitantes, é composto por cinco países: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia. Somente no último ano, essas nações importaram mais de US$ 1,4 bilhão em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para soja, carnes e café.

Com essa autorização, o país soma agora 409 aberturas de mercado desde o início de 2023, resultado do trabalho conjunto entre o Mapa e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

FOTO: Reprodução l Adobe Stock

O que é o soro fetal bovino?

O soro fetal bovino (FBS) é um insumo estratégico, utilizado principalmente nas indústrias de biotecnologia e farmacêutica, além de laboratórios de pesquisa. Segundo a Mordor Intelligence, seu uso é essencial na produção de vacinas, medicamentos e na multiplicação celular, o que torna a abertura de mercado um passo relevante para a competitividade do Brasil nesse segmento.

Ele é formado a partir da fração líquida do sangue coagulado de fetos de bezerros, e contém células esgotadas, fibrina e fatores de coagulação, além de nutrientes essenciais como aminoácidos, açúcares, lipídios e hormônios.

Rico em macromoléculas fundamentais para o crescimento celular, o produto é amplamente utilizado na pesquisa biotecnológica, incluindo estudos sobre câncer, desenvolvimento de biofármacos e vacinas humanas e animais.

O mercado global de soro fetal bovino é segmentado por aplicações, por tipo de produto, por perfil de usuário final (instituições de pesquisa, indústrias farmacêuticas e biotecnológicas) e por geografia, com forte participação da América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e América do Sul.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também