Ir para o conteúdo

REBANHO LEITEIRO

Tecnologia conecta dados da ordenha robotizada à nutrição e melhora resultados no leite

Solução analisa dados em tempo real e permite ajustes precisos na dieta e no manejo do rebanho leiteiro

Por Cássia Carolina
01 de agosto de 2025 às 14h00
Tecnologia conecta dados da ordenha robotizada à nutrição e melhora resultados no leite

FOTO: Divulgação l De Heus

Na pecuária leiteira moderna, o uso de ordenha robotizada tem ganhado espaço, mas exige mais do que equipamentos de ponta: é preciso alinhar comportamento animal, dieta, saúde e frequência de ordenha. Para que essa engrenagem funcione com precisão, a análise de dados em tempo real se torna uma aliada estratégica.

Foi com essa proposta que surgiu um novo sistema de alimentação inteligente, voltado para propriedades com ordenha robotizada, o RobotExpert. A tecnologia da De Heus conecta os dados dos robôs, como número de visitas, fluxo de leite e consumo de ração, aos dados de nutrição, permitindo a análise conjunta dessas informações e identificando possíveis gargalos produtivos.

A partir daí, são feitas recomendações específicas de ajustes na dieta e no manejo, que contribuem para aumentar a produtividade e a lucratividade. Tudo isso é possível graças ao cruzamento automatizado das informações por um software especializado, que interpreta os dados e sugere ações com base no desempenho real de cada animal.

Ajustes personalizados para cada realidade

Entre os principais avanços proporcionados pela solução está a capacidade de personalizar o atendimento técnico. A partir da leitura integrada, é possível identificar, por exemplo, se o rebanho está enfrentando limitações nutricionais, falhas na permissão de acesso ao robô ou frequência de ordenhas abaixo do ideal.

A atuação é feita por técnicos especializados que acompanham os dados de cada fazenda e orientam os ajustes. Em muitos casos, os efeitos positivos já começam a ser notados ainda na primeira semana de implementação.

Produção leiteira na pecuária

Guilherme Leão, Gerente de Produto Gado de Leite da De Heus Brasil. FOTO: Divulgação

Atuação em todo o país com experiência internacional

A tecnologia já é utilizada em dezenas de propriedades no Brasil, em estados com realidades distintas, como Paraná e Sergipe. A metodologia de análise é a mesma, mas os ajustes são feitos caso a caso. Uma rede técnica capacitada dá suporte contínuo aos produtores.

Além disso, há troca constante com experiências internacionais. O modelo de análise é baseado em um banco global de dados de propriedades com ordenha robotizada, o que permite comparar padrões, identificar tendências e aplicar estratégias bem-sucedidas em diferentes contextos produtivos.

Destaque no Agroleite 2025

A tecnologia será apresentada ao público durante o Agroleite 2025, de 5 a 8 de agosto, em Castro (PR). O evento, reconhecido como uma das principais vitrines da pecuária leiteira nacional, vai reunir as principais inovações do setor. A ferramenta será demonstrada em um estande voltado à difusão de soluções que aumentam a eficiência da produção leiteira de forma sustentável e tecnificada.