Na pecuária leiteira moderna, o uso de ordenha robotizada tem ganhado espaço, mas exige mais do que equipamentos de ponta: é preciso alinhar comportamento animal, dieta, saúde e frequência de ordenha. Para que essa engrenagem funcione com precisão, a análise de dados em tempo real se torna uma aliada estratégica.

FOTO: Divulgação l De Heus
Foi com essa proposta que surgiu um novo sistema de alimentação inteligente, voltado para propriedades com ordenha robotizada, o RobotExpert. A tecnologia da De Heus conecta os dados dos robôs, como número de visitas, fluxo de leite e consumo de ração, aos dados de nutrição, permitindo a análise conjunta dessas informações e identificando possíveis gargalos produtivos.
A partir daí, são feitas recomendações específicas de ajustes na dieta e no manejo, que contribuem para aumentar a produtividade e a lucratividade. Tudo isso é possível graças ao cruzamento automatizado das informações por um software especializado, que interpreta os dados e sugere ações com base no desempenho real de cada animal.