DE OLHO NO MERCADO

Tendências de preços das rações, insumos e carnes no Brasil

O analista de mercado, Carlos Cogo, discute as tendências de preços das rações, insumos e carnes no Brasil e destaca a evolução dos grãos

Por Nádia Martins

Compreender as tendências de mercado que envolvem o agronegócio brasileiro é fundamental para tomar decisões assertivas, pois os preços dos insumos e das carnes desempenham um papel crucial na dinâmica do setor. Para ajudar nossos criadores nessa compreensão, o analista de mercado, Carlos Cogo, detalha a evolução dos preços ao longo do ano e dos últimos 12 meses e suas implicações para o mercado agropecuário.

De acordo com a apresentação do comparativo entre a evolução dos grãos e do farelo de soja em relação às carnes, os dados mostram que, nos últimos 12 meses, o milho acumulou uma queda de 33,7% em seu preço, enquanto a soja teve uma redução de quase 25%. Em contrapartida, as proteínas animais apresentaram quedas significativas, com o boi gordo recuando 27% e o frango 22%.

Cogo também aborda a estabilidade recente no preço do boi gordo, indicando que o período de baixa pode ter chegado ao fim. Projeções da B3 apontam para preços mais altos no final do ano. No setor avícola, apesar da queda no preço do frango vivo, a redução nos custos de produção manteve as margens positivas para os produtores.

No mercado suíno, observa-se uma recuperação nos preços nos últimos meses, com o valor do suíno vivo superando os custos de produção, indicando margens positivas para o setor. A análise completa, rica em gráficos e detalhes, está disponível no vídeo a seguir e no Canal do Criador.

O conteúdo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também