A URUS, holding líder global em genética bovina e soluções para pecuária, anuncia sua chegada oficial ao Brasil a partir de junho de 2025, marcando uma nova fase estratégica para as empresas do grupo no país, Alta Genetics e GENEX. O movimento inclui investimentos de R$10 milhões em um novo Centro de Distribuição em Uberaba (MG) e uma reestruturação na liderança das operações brasileiras.

Foto: arquivo Canal do Criador
Heverardo Carvalho, atual diretor da Alta Brasil, assume a direção comercial da URUS no país, enquanto Tiago Carrara, médico veterinário com vasta experiência no mercado corporativo e veterano com 20 anos de Alta, toma à frente da operação brasileira da empresa. A transição ocorre em um momento importante, quando a genética bovina se consolida como fator decisivo para a competitividade da pecuária nacional.
“Esta é a natural evolução de um trabalho que vem sendo construído há décadas. A URUS chega para potencializar o que Alta e GENEX já fazem de excelência, mantendo as operações de formas distintas, e ampliando o alcance tecnológico e operacional”, afirma Heverardo. A holding, responsável pela comercialização anual de 31,5 milhões de doses de sêmen em todo o mundo, traz no portfólio empresas com foco no melhoramento dos rebanhos.
Um ecossistema completo voltado para a pecuária
A URUS detém um portfólio estratégico de nove empresas especializadas que cobrem toda a cadeia de valor para a pecuária. No campo genético, além da própria Alta e da GENEX, já consolidadas no Brasil, destacam-se a Genetics Australia com soluções inovadoras para pecuária tropical; a Jetstream Genetics, que alia genômica avançada a linhagens premium e a PEAK, líder mundial em produção de touros para centrais de genética. Para a pecuária de corte, a Leachman Cattle oferece genética baseada em dados para raças taurinas, como Angus, Red Angus, Charolês e Stabilizer. Já a SCCL transforma colostro bovino em produtos biológicos essenciais para a saúde dos bezerros, atuando no Brasil desde 2017. Complementando o ecossistema, a VAS, maior plataforma de gestão de dados de fazendas do mundo, e a Trans Ova Genetics, liderança em tecnologias reprodutivas de ponta como FIV e clonagem, garantem que os produtores tenham acesso às melhores ferramentas para tomada de decisão.