ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul
Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.
Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.
A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.
Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.
“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.
A importância do mercado sul-coreano
O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.
No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.
Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.
“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.
VEJA TAMBÉM
Milho: com piora das lavouras, quebra em Patos de Minas (MG) deve ser de 50%
O quadro de desenvolvimento das lavouras de safrinha em Patos de Minas, no centro-oeste de Minas Gerais, piorou ainda mais com o clima seco e –
Leia MaisBRF investirá R$ 121 milhões na unidade de Dourados (MS)
A BRF anunciou investimentos de R$ 121 milhões na sua unidade no município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, que atende tanto o mercado –
Leia MaisInstituto de Zootecnia de São Paulo tem novo diretor
O pesquisador Enilson Geraldo Ribeiro assumiu a diretoria do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Doutor –
Leia MaisBoi: preços devem continuar em alta no curto prazo, diz Safras
O mercado físico de boi gordo registrou preços de estáveis a mais altos nesta quarta-feira. “O ambiente de negócios ainda sugere pela continuidade do movimento –
Leia MaisSeguro rural para pecuária de corte será avaliado pelo Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará no dia 25 de junho, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural, dedicada –
Leia MaisInflação: carnes sobem 2,24% em maio, aponta IBGE
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,83% em maio, 0,52 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de abril (0,31%). Foi –
Leia MaisValores do boi gordo encontram equilíbrio em SP, mas preço ainda é elevado
O mercado físico de boi gordo registrou preços predominantemente mais altos nesta terça-feira, 8. “O ambiente de negócios sugere pela continuidade do movimento, principalmente na –
Leia MaisFalta de contêineres pode prejudicar exportações de carne de frango no RS
A falta de contêineres está reduzindo as exportações de carne de frango e outros produtos da cadeia produtiva, como ovos e derivados. A alegação é –
Leia MaisMilho: Quebra na safrinha é elevada para 40% em Goiatuba (GO)
As estimativas de perdas na safrinha de milho em safrinha em Goiatuba, no sul de Goiás, aumentaram ainda mais devido ao clima seco na região, –
Leia MaisMilho: tendência é de alta para o preço do frete em Mato Grosso
Diante das primeiras áreas colhidas em Mato Grosso, a tendência da demanda por carretas é, historicamente, de aumento. Assim, o preço do frete no estado –
Leia Mais