ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul
Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.
Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.
A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.
Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.
“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.
A importância do mercado sul-coreano
O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.
No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.
Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.
“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.
VEJA TAMBÉM
Preço do suíno sobe no início de junho com oferta limitada
O preço do suíno vivo negociado no mercado independente (proveniente de produtores não integrados a alguma agroindústria) voltou a subir entre o fim de maio –
Leia MaisEspírito Santo: vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 15 de junho
A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada pelo Ministério da Agricultura até o dia 15 de junho, com comprovação até o –
Leia MaisBoi gordo tem mercado físico firme e futuro em queda
O mercado físico de boi gordo paulista segue sendo testado, com preços firmes e produtores aumentando as pedidas, os negócios acontecem próximo dos R$ 312 –
Leia MaisFeriado impacta no mercado do boi gordo e preços sobem
O mercado físico de boi gordo registrou preços de estáveis a mais altos nesta quarta-feira. “O feriado de Corpus Christi tende a quebrar o ritmo –
Leia MaisMilho: chuva em Dourados (MS) deve amenizar perdas na safrinha
As chuvas de bom volume registradas na última semana em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, variando entre 30 e 70 milímetros, devem –
Leia MaisBoi gordo: oferta restrita vai manter preço da arroba em alta, diz Safras
O mercado físico de boi gordo segue com preços firmes. “O ambiente de negócios ainda sugere pela continuidade do movimento de alta, considerando o quadro –
Leia MaisMilho: exportações brasileiras recuam em maio
As exportações de milho do Brasil apresentaram receita de US$ 4,420 milhões em maio (21 dias úteis), com média diária de US$ 210,5 mil. A –
Leia MaisBrasil exporta 126 mil toneladas de carne bovina em maio
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 625,397 milhões em maio (21 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia MaisParalisação da comercialização de carnes na Argentina completa 13 dias
A paralisação da comercialização da carne continua com total cumprimento pelos fazendeiros no campo, chegando a 13 dias sem renda no Mercado Liniers, em meio –
Leia MaisSafra de milho em MT deve ser 2% menor em 2020/21, diz Imea
O levantamento feito pelo Imea no mês de maio, trouxe atualização na produtividade aguardada para a safra 20/21 e consequentemente ajuste na produção de milho –
Leia Mais