07 de julho de 2021 às 10h59

ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul

Propaganda de carne suína no metrô sul-coreano/Foto: ABPA/Divulgação

Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.

Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.

A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.

Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.

“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.

A importância do mercado sul-coreano

O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.

No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.

Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.

“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

03/06/2021 às 17h42

Preço do suíno sobe no início de junho com oferta limitada

O preço do suíno vivo negociado no mercado independente (proveniente de produtores não integrados a alguma agroindústria) voltou a subir entre o fim de maio –

Leia Mais
03/06/2021 às 13h02

Espírito Santo: vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 15 de junho

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada pelo Ministério da Agricultura até o dia 15 de junho, com comprovação até o –

Leia Mais
03/06/2021 às 09h01

Boi gordo tem mercado físico firme e futuro em queda

O mercado físico de boi gordo paulista segue sendo testado, com preços firmes e produtores aumentando as pedidas, os negócios acontecem próximo dos R$ 312 –

Leia Mais
02/06/2021 às 18h06

Feriado impacta no mercado do boi gordo e preços sobem

O mercado físico de boi gordo registrou preços de estáveis a mais altos nesta quarta-feira. “O feriado de Corpus Christi tende a quebrar o ritmo –

Leia Mais
02/06/2021 às 15h32

Milho: chuva em Dourados (MS) deve amenizar perdas na safrinha

As chuvas de bom volume registradas na última semana em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, variando entre 30 e 70 milímetros, devem –

Leia Mais
01/06/2021 às 18h45

Boi gordo: oferta restrita vai manter preço da arroba em alta, diz Safras

O mercado físico de boi gordo segue com preços firmes. “O ambiente de negócios ainda sugere pela continuidade do movimento de alta, considerando o quadro –

Leia Mais
01/06/2021 às 17h32

Milho: exportações brasileiras recuam em maio

As exportações de milho do Brasil apresentaram receita de US$ 4,420 milhões em maio (21 dias úteis), com média diária de US$ 210,5 mil. A –

Leia Mais
01/06/2021 às 17h01

Brasil exporta 126 mil toneladas de carne bovina em maio

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 625,397 milhões em maio (21 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
01/06/2021 às 13h05

Paralisação da comercialização de carnes na Argentina completa 13 dias

A paralisação da comercialização da carne continua com total cumprimento pelos fazendeiros no campo, chegando a 13 dias sem renda no Mercado Liniers, em meio –

Leia Mais
01/06/2021 às 12h02

Safra de milho em MT deve ser 2% menor em 2020/21, diz Imea

O levantamento feito pelo Imea no mês de maio, trouxe atualização na produtividade aguardada para a safra 20/21 e consequentemente ajuste na produção de milho –

Leia Mais