07 de julho de 2021 às 10h59

ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul

Propaganda de carne suína no metrô sul-coreano/Foto: ABPA/Divulgação

Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.

Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.

A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.

Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.

“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.

A importância do mercado sul-coreano

O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.

No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.

Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.

“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

24/03/2021 às 08h01

Redução da demanda estabiliza saca do milho em R$ 93 em Campinas (SP)

O preço do cereal no mercado interno segue estabilizado no patamar de R$ 93 por saca em Campinas/SP, mas segue com viés de alta diante –

Leia Mais
23/03/2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por –

Leia Mais
23/03/2021 às 21h17

Veja como laboratórios de vacina animal se uniram para ajudar na luta contra a Covid-19

Laboratórios que fabricam a vacina contra a febre aftosa se ofereceram para ajudar a produzir a vacina contra o novo coronavírus no Brasil. Em carta –

Leia Mais
23/03/2021 às 19h01

Preço do leite pago ao produtor deve recuar no Rio Grande do Sul

O valor de referência do leite projetado para o mês de março no Rio Grande do Sul é de R$ 1,3786, 0,73% abaixo do consolidado –

Leia Mais
23/03/2021 às 18h35

Boi gordo: maior oferta de animais deve ser observada apenas em maio, diz Safras

O mercado físico de boi gordo registrou preços de estáveis a mais altos nesta terça-feira. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, –

Leia Mais
23/03/2021 às 18h28

Ovos: exportação do Brasil cresce 150% no 1º bimestre do ano

A exportação brasileira de ovos no primeiro bimestre de 2021 totalizou 3,177 mil toneladas, volume 150,6% maior do que no mesmo período de 2020, informou –

Leia Mais
23/03/2021 às 17h41

Conseleite projeta alta de 1,78% no preço pago ao produtor no Paraná

O preço do leite pago aos produtores do Paraná deve ser maior em março. A projeção é de que o valor de referência do leite –

Leia Mais
23/03/2021 às 10h32

Trigo: webinar gratuito debate nesta 5ª manejo para pastagem e silagem

Para discutir os novos cenários para a pecuária de leite e de corte, visando a produção de alimento durante o inverno, acontece na próxima quinta-feira, –

Leia Mais
22/03/2021 às 20h27

Preço do suíno em São Paulo cai 18% em menos de um mês, diz Scot

O preço do suíno terminado nas granjas de São Paulo caiu 18% só neste mês, segundo levantamento feito pela Scot Consultoria. Apesar do aumento do –

Leia Mais
22/03/2021 às 20h09

Com alta nos preços, boi gordo é negociado acima da referência média

O mercado físico de boi gordo iniciou a semana com preços de estáveis a mais altos. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique –

Leia Mais