07 de julho de 2021 às 10h59

ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul

Propaganda de carne suína no metrô sul-coreano/Foto: ABPA/Divulgação

Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.

Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.

A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.

Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.

“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.

A importância do mercado sul-coreano

O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.

No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.

Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.

“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

28/12/2022 às 10h13

Carnes: Facta divulga cronograma de eventos para 2023

A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) divulgou o cronograma de eventos para 2023. Estão previstos nove eventos sobre os mais importantes –

Leia Mais
27/12/2022 às 14h02

Ovos: vendas têm leve recuperação

As vendas de ovos melhoraram na semana passada, mas as cotações da proteína não conseguiram se recuperar em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Isso –

Leia Mais
26/12/2022 às 07h02

Boi: preço do boi está em recuperação, mas repasse à carne é parcial

Depois de cair com certa força em novembro e voltar ao menor patamar real desde outubro/19, o preço médio da arroba do boi gordo no –

Leia Mais
26/12/2022 às 06h02

Suínos: movimento de valorização eleva poder de compra

A procura aquecida por carne suína, sobretudo para atender à demanda de fim de ano, tem impulsionado os valores do animal vivo nesta segunda quinzena –

Leia Mais
22/12/2022 às 11h07

Carne suína: exportações atingem 55,047 mil toneladas em dezembro

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 140,782 milhões em dezembro (12 dias úteis), com média diária de US$ 11,371 milhões. –

Leia Mais
21/12/2022 às 07h02

Ovos: queda na procura reduz preços dos ovos

As cotações dos ovos caíram na semana passada na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo os colaboradores, a pressão veio do enfraquecimento da demanda –

Leia Mais
20/12/2022 às 13h02

Frango: preços se enfraquecem na maior parte das praças

Os preços da carne de frango se enfraqueceram nesta semana na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo agentes consultados, as recentes desvalorizações são reflexo –

Leia Mais
20/12/2022 às 11h02

Tilápia: movimento de alta nos valores segue firme

A baixa oferta de tilápias no mercado doméstico continuou impulsionando as cotações em novembro em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Trata-se do quarto mês –

Leia Mais
19/12/2022 às 09h02

Suínos: demanda se aquece, e preço sobe

Com a proximidade das festas de fim de ano, a demanda por carne suinícola vem se aquecendo. Diante disso, os preços do suíno vivo e –

Leia Mais
19/12/2022 às 08h02

Boi: setor pecuário nacional investe, e abate cresce em 2022

Os investimentos realizados pelo setor pecuário nacional em tecnologias (sobretudo em nutrição, genética, pastagem e sanidade) ao longo dos últimos anos vêm sendo evidenciados atualmente –

Leia Mais