07 de julho de 2021 às 10h59

ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul

Propaganda de carne suína no metrô sul-coreano/Foto: ABPA/Divulgação

Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.

Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.

A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.

Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.

“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.

A importância do mercado sul-coreano

O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.

No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.

Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.

“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

17/07/2022 às 16h02

Suínos: simpósio da ABCS no SIiavs ocorre dia 9 de agosto

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) marcará presença no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) 2022, o maior evento da avicultura e –

Leia Mais
16/07/2022 às 18h00

Frango: setor buscar elevar produção, busca por pintinhos cresce

As exportações brasileiras de carne de frango vêm registrando desempenho recorde ao longo deste ano, o volume embarcado no primeiro semestre foi o mais alto –

Leia Mais
15/07/2022 às 16h03

Minerva exporta primeiro contêiner de carne bovina carbono neutro para Suíça

A partir das operações no Uruguai, o Minerva Global Foods exportou o primeiro contêiner de carne bovina carbono neutro para a Suíça, disse, na última –

Leia Mais
14/07/2022 às 19h02

Suínos: importações da China em junho somam 603 mil toneladas

De acordo com dados da alfândega da China, o país importou 603 mil toneladas de carne suína em junho, volume 1,5% frente ao registrado em –

Leia Mais
14/07/2022 às 12h02

Boi: demanda chinesa tende a se manter aquecida no 2º semestre

Segundo análises desenvolvidas pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), As vendas externas de carne bovina somaram volume recorde no primeiro –

Leia Mais
14/07/2022 às 11h02

Suínos: demanda se aquece e eleva preço médio mensal

De acordo com a avaliação dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), a demanda por carne suína está um pouco maior –

Leia Mais
13/07/2022 às 20h02

Carnes: Uruguai exportou quase 50% mais em 2022

As exportações de carne do Uruguai totalizaram US$ 1,8 bilhão até agora em 2022, registrando um aumento de quase 50% em relação ao ano anterior, –

Leia Mais
13/07/2022 às 19h02

Carne bovina: abates em MT aumentam 7,55% no primeiro trimestre

Segundo o IBGE, no 1° trimestre de 2022 o abate de bovinos no país aumentou 5,88% (+128,52 mil cabeças) ante o mesmo período de 2021. –

Leia Mais
13/07/2022 às 12h02

Tilápia: preços recuam pelo segundo mês consecutivo

Assim como era esperado pelo setor, as cotações da tilápia recuaram em junho em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. A pressão veio da menor –

Leia Mais
13/07/2022 às 07h02

Carne bovina: produção de embriões no Vietnã tem tecnologia brasileira

Um projeto inovador e que contou com a colaboração entre especialistas de três países da América Latina, incluindo o Brasil, resultou na instalação do primeiro –

Leia Mais