Brasileiro aumentou o consumo de queijos durante a pandemia, diz pesquisa
O período de quarentena imposto em todo o mundo fez aumentar o consumo de queijo, segundo pesquisa desenvolvida pela Tetra Pak em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research. No Brasil, 46% dos entrevistados afirmaram ter aumentado a ingestão do alimento durante a pandemia, índice ligeiramente acima da média global, de 1/3 dos entrevistados. A maior alta foi nos países asiáticos, com destaque para Índia (60%) e China (41%), seguida da Turquia, com crescimento de 54%. O levantamento foi feito em março deste ano e ouviu 4.500 pessoas, em nove países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, Rússia, China, África do Sul e Turquia.
“Queijos são consumidos em todos os continentes e a demanda não mostra sinais de redução. Na verdade, é exatamente o oposto. No Brasil, por exemplo, 84% dos entrevistados consomem regularmente queijo no café da manhã em casa”, afirma Monica Pieratti, diretora de portfólio para a área de Processamento da Tetra Pak.
- Queijo artesanal: produtores se capacitam e constroem o próprio laticínio
- Daoud: Abertura do mercado mexicano para o leite é bom, mas precisamos tornar o produto competitivo
Outro hábito brasileiro é o alto consumo da muçarela, principalmente como ingrediente das pizzas, assim como fazem os italianos. Boa parte do país (79%) prefere os queijos de sabor salgado e estão abertos a novidades como os itens com sabor azeitona (54%), ervas (51%) e especiarias (45%). Segundo a pesquisa, o brasileiro escolhe o queijo pelo seu sabor (afirmação de 31% dos entrevistados), sendo o preço o segundo item de consumo (afirmação de 46% dos entrevistados).
Efeito da pandemia
Segundo a pesquisa, a alta do consumo de queijos é explicada pela chegada da Covid-19, que mudou o comportamento da população. Isso se deve, em parte, ao fato de mais pessoas estarem passando tempo em casa, o que proporciona mais oportunidades para o consumo do alimento, como ao assistir TV (36%) ou ao acompanhar uma bebida – como aperitivo (35%) ou em um lanche rápido (35%). No Brasil, a maioria (84%) consome queijo no café da manhã e como tira-gosto no fim de tarde (51%).
Segundo Monica, o queijo tem sido uma parte essencial da nossa dieta por séculos e deve permanecer assim por muitos anos. “As pessoas estão se tornando mais aventureiras em termos de sabor e textura, e temos a facilidade de acomodar isso, garantindo que não haja comprometimento da qualidade no resultado final”, complementa.
Além da pandemia, o alta no consumo também se deve à percepção do produto, tido como um aliado para o bem-estar. No Brasil, os consumidores consideram o queijo um alimento saudável (50%), nutritivo (48%), com alto teor de proteínas (42%) e rico em cálcio (34%).
A pesquisa também revela que cresceu o interesse por queijos veganos. Nos nove países, 42% já ouviram falar sobre o tema, apesar de poucos (24%) já terem experimentado o produto. No Brasil, o interesse é ainda maior (49%), com 20% dos entrevistados já tendo consumido algum queijo de origem vegetal.
Ao aprofundar sobre os motivos que levam ao consumo de queijos veganos, os consumidores brasileiros destacam a percepção do produto ser mais natural (56%) e mais amigável com o meio ambiente (45%).
“Notamos a sustentabilidade cada vez mais associada ao consumo de alimentos e bebidas e o surgimento de novos nichos. Isso não significa a canibalização entre queijos tradicionais e opções veganas, mas o surgimento de novas rotas e vias de crescimento para produtores atuando no segmento de queijos”, explica Monica.
A pesquisa da Tetra Pak foi realizada em março de 2021, com 4.500 pessoas, em nove países (Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, África do Sul, Rússia, Turquia e China). O questionário foi online, na língua nativa de cada participantes, com duração média de 25 minutos.
VEJA TAMBÉM
Carnes: exportação de aves atinge 108,923 mil toneladas em dezembro
As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 219,233 milhões em dezembro (7 dias úteis), –
Leia MaisOvos: preços se estabilizam neste início de mês
Os preços dos ovos se mantiveram estáveis neste início de dezembro. De acordo com colaboradores consultados pelo Cepea, essa estabilidade é reflexo do ajuste entre –
Leia MaisFrango: volume exportado em 2022 deve atingir novo recorde
As exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados) caíram de outubro para novembro. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados –
Leia MaisCarne de frango: embarques do Rio Grande do Sul aumentam 20% em novembro
As exportações gaúchas de carne de frango e suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 90,85 mil toneladas em novembro, informa –
Leia MaisSuínos: valores oscilam neste começo de mês
Neste início de dezembro, as cotações do suíno posto no mercado independente vêm registrando movimentações distintas dentre as regiões acompanhadas pelo Cepea, conforme as condições –
Leia MaisBoi: volume exportado na parcial de 2022 já é recorde anual
As exportações brasileiras de carne bovina in natura recuaram de outubro para novembro. Ainda assim, pesquisadores do Cepea destacam que os elevados volumes embarcados nos –
Leia MaisCarne bovina: exportações da Argentina caem 3,1% em outubro ante setembro
Em outubro, o volume exportado de carne bovina foi equivalente a 52,8 mil toneladas de peso do produto, que apresentou queda de 3,1% no volume –
Leia MaisOvos: preços dos ovos recuam em novembro
Os preços dos ovos recuaram em novembro em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. De acordo com colaboradores, a procura esteve enfraquecida ao longo do –
Leia MaisCarnes: preços no Uruguai atingem alta histórica em 2022
Os indicadores de preço de carne no Uruguai atingiram uma alta histórica em 2022. Com taxas de crescimento superiores às da carne exportada, o preço –
Leia MaisFrango: poder de compra frente ao milho e ao farelo cai pelo 3º mês seguido
Os preços médios do frango vivo caíram de outubro para novembro. Segundo pesquisadores do Cepea, os valores foram pressionados pelo aumento da oferta de produtos –
Leia Mais