Brasileiro aumentou o consumo de queijos durante a pandemia, diz pesquisa
O período de quarentena imposto em todo o mundo fez aumentar o consumo de queijo, segundo pesquisa desenvolvida pela Tetra Pak em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research. No Brasil, 46% dos entrevistados afirmaram ter aumentado a ingestão do alimento durante a pandemia, índice ligeiramente acima da média global, de 1/3 dos entrevistados. A maior alta foi nos países asiáticos, com destaque para Índia (60%) e China (41%), seguida da Turquia, com crescimento de 54%. O levantamento foi feito em março deste ano e ouviu 4.500 pessoas, em nove países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, Rússia, China, África do Sul e Turquia.
“Queijos são consumidos em todos os continentes e a demanda não mostra sinais de redução. Na verdade, é exatamente o oposto. No Brasil, por exemplo, 84% dos entrevistados consomem regularmente queijo no café da manhã em casa”, afirma Monica Pieratti, diretora de portfólio para a área de Processamento da Tetra Pak.
- Queijo artesanal: produtores se capacitam e constroem o próprio laticínio
- Daoud: Abertura do mercado mexicano para o leite é bom, mas precisamos tornar o produto competitivo
Outro hábito brasileiro é o alto consumo da muçarela, principalmente como ingrediente das pizzas, assim como fazem os italianos. Boa parte do país (79%) prefere os queijos de sabor salgado e estão abertos a novidades como os itens com sabor azeitona (54%), ervas (51%) e especiarias (45%). Segundo a pesquisa, o brasileiro escolhe o queijo pelo seu sabor (afirmação de 31% dos entrevistados), sendo o preço o segundo item de consumo (afirmação de 46% dos entrevistados).
Efeito da pandemia
Segundo a pesquisa, a alta do consumo de queijos é explicada pela chegada da Covid-19, que mudou o comportamento da população. Isso se deve, em parte, ao fato de mais pessoas estarem passando tempo em casa, o que proporciona mais oportunidades para o consumo do alimento, como ao assistir TV (36%) ou ao acompanhar uma bebida – como aperitivo (35%) ou em um lanche rápido (35%). No Brasil, a maioria (84%) consome queijo no café da manhã e como tira-gosto no fim de tarde (51%).
Segundo Monica, o queijo tem sido uma parte essencial da nossa dieta por séculos e deve permanecer assim por muitos anos. “As pessoas estão se tornando mais aventureiras em termos de sabor e textura, e temos a facilidade de acomodar isso, garantindo que não haja comprometimento da qualidade no resultado final”, complementa.
Além da pandemia, o alta no consumo também se deve à percepção do produto, tido como um aliado para o bem-estar. No Brasil, os consumidores consideram o queijo um alimento saudável (50%), nutritivo (48%), com alto teor de proteínas (42%) e rico em cálcio (34%).
A pesquisa também revela que cresceu o interesse por queijos veganos. Nos nove países, 42% já ouviram falar sobre o tema, apesar de poucos (24%) já terem experimentado o produto. No Brasil, o interesse é ainda maior (49%), com 20% dos entrevistados já tendo consumido algum queijo de origem vegetal.
Ao aprofundar sobre os motivos que levam ao consumo de queijos veganos, os consumidores brasileiros destacam a percepção do produto ser mais natural (56%) e mais amigável com o meio ambiente (45%).
“Notamos a sustentabilidade cada vez mais associada ao consumo de alimentos e bebidas e o surgimento de novos nichos. Isso não significa a canibalização entre queijos tradicionais e opções veganas, mas o surgimento de novas rotas e vias de crescimento para produtores atuando no segmento de queijos”, explica Monica.
A pesquisa da Tetra Pak foi realizada em março de 2021, com 4.500 pessoas, em nove países (Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, África do Sul, Rússia, Turquia e China). O questionário foi online, na língua nativa de cada participantes, com duração média de 25 minutos.
VEJA TAMBÉM
Frango: negócios firmes, mas setor está em alerta com casos de IAAP em aves silvestres
A notícia sobre três casos de H5N1 (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, conhecida também como IAAP) em aves silvestres no litoral do Espírito Santo deixou –
Leia MaisBoi: maior oferta de animais pressiona valor do arroba em 2023
No acumulado deste ano (de dezembro/22 até a parcial de maio/23), o Indicador do boi gordo Cepea/B3 (estado de São Paulo) registra baixa de 6,34%, –
Leia MaisSuínos: poder de compra do suinocultor avança em maio
As altas nos preços do suíno vivo posto na indústria e as quedas consecutivas nos valores dos principais insumos utilizados na nutrição do animal (milho –
Leia MaisTilápia: demanda alta e oferta baixa segue elevando preços
Assim como era esperado para o período, abril foi marcado pela demanda aquecida por tilápia, em especial na Semana Santa. Deste modo, o preço médio –
Leia MaisCarnes: Senasa registra 94 casos confirmados de gripe aviária na Argentina
O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) registrou 94 casos confirmados de influenza aviária na Argentina, em 523 notificações analisadas pelo órgão de –
Leia MaisOvos: Exportações brasileiras de ovos tem receita recorde em abril
As exportações brasileiras de ovos, incluindo produtos in natura e processados, arrecadaram em abril a maior receita mensal de toda a série histórica da Secex, –
Leia MaisCarnes: ABPA e ApexBrasil levam agroindústrias de aves e suínos para ação na China
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levará agroindústrias exportadoras de aves –
Leia MaisFrango: demanda pela carne se aquece, e preços sobem
Os valores da carne de frango subiram nos últimos dias em quase todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas, esse –
Leia MaisSuínos: valores seguem em alta no mercado interno
Os preços do suíno vivo seguem em alta nestas primeiras semanas de maio em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores, a sustentação vem –
Leia MaisBoi: preço do boi segue enfraquecido; exportações voltam a se aquecer
Os preços do boi gordo seguem enfraquecidos no mercado paulista. Nesta parcial de maio (até o dia 9), o Indicador do boi Cepea/B3 registra média –
Leia Mais