Brasileiro aumentou o consumo de queijos durante a pandemia, diz pesquisa
O período de quarentena imposto em todo o mundo fez aumentar o consumo de queijo, segundo pesquisa desenvolvida pela Tetra Pak em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research. No Brasil, 46% dos entrevistados afirmaram ter aumentado a ingestão do alimento durante a pandemia, índice ligeiramente acima da média global, de 1/3 dos entrevistados. A maior alta foi nos países asiáticos, com destaque para Índia (60%) e China (41%), seguida da Turquia, com crescimento de 54%. O levantamento foi feito em março deste ano e ouviu 4.500 pessoas, em nove países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, Rússia, China, África do Sul e Turquia.
“Queijos são consumidos em todos os continentes e a demanda não mostra sinais de redução. Na verdade, é exatamente o oposto. No Brasil, por exemplo, 84% dos entrevistados consomem regularmente queijo no café da manhã em casa”, afirma Monica Pieratti, diretora de portfólio para a área de Processamento da Tetra Pak.
- Queijo artesanal: produtores se capacitam e constroem o próprio laticínio
- Daoud: Abertura do mercado mexicano para o leite é bom, mas precisamos tornar o produto competitivo
Outro hábito brasileiro é o alto consumo da muçarela, principalmente como ingrediente das pizzas, assim como fazem os italianos. Boa parte do país (79%) prefere os queijos de sabor salgado e estão abertos a novidades como os itens com sabor azeitona (54%), ervas (51%) e especiarias (45%). Segundo a pesquisa, o brasileiro escolhe o queijo pelo seu sabor (afirmação de 31% dos entrevistados), sendo o preço o segundo item de consumo (afirmação de 46% dos entrevistados).
Efeito da pandemia
Segundo a pesquisa, a alta do consumo de queijos é explicada pela chegada da Covid-19, que mudou o comportamento da população. Isso se deve, em parte, ao fato de mais pessoas estarem passando tempo em casa, o que proporciona mais oportunidades para o consumo do alimento, como ao assistir TV (36%) ou ao acompanhar uma bebida – como aperitivo (35%) ou em um lanche rápido (35%). No Brasil, a maioria (84%) consome queijo no café da manhã e como tira-gosto no fim de tarde (51%).
Segundo Monica, o queijo tem sido uma parte essencial da nossa dieta por séculos e deve permanecer assim por muitos anos. “As pessoas estão se tornando mais aventureiras em termos de sabor e textura, e temos a facilidade de acomodar isso, garantindo que não haja comprometimento da qualidade no resultado final”, complementa.
Além da pandemia, o alta no consumo também se deve à percepção do produto, tido como um aliado para o bem-estar. No Brasil, os consumidores consideram o queijo um alimento saudável (50%), nutritivo (48%), com alto teor de proteínas (42%) e rico em cálcio (34%).
A pesquisa também revela que cresceu o interesse por queijos veganos. Nos nove países, 42% já ouviram falar sobre o tema, apesar de poucos (24%) já terem experimentado o produto. No Brasil, o interesse é ainda maior (49%), com 20% dos entrevistados já tendo consumido algum queijo de origem vegetal.
Ao aprofundar sobre os motivos que levam ao consumo de queijos veganos, os consumidores brasileiros destacam a percepção do produto ser mais natural (56%) e mais amigável com o meio ambiente (45%).
“Notamos a sustentabilidade cada vez mais associada ao consumo de alimentos e bebidas e o surgimento de novos nichos. Isso não significa a canibalização entre queijos tradicionais e opções veganas, mas o surgimento de novas rotas e vias de crescimento para produtores atuando no segmento de queijos”, explica Monica.
A pesquisa da Tetra Pak foi realizada em março de 2021, com 4.500 pessoas, em nove países (Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, África do Sul, Rússia, Turquia e China). O questionário foi online, na língua nativa de cada participantes, com duração média de 25 minutos.
VEJA TAMBÉM
CNA prevê 2022 com safra recorde, mas com um custo maior de produção
A previsão para 2022 é uma safra de grãos recorde (289 milhões de toneladas, 14% a mais que a safra deste ano) favorecida pelo clima. –
Leia MaisBRF mantém plano de investir R$ 55 bilhões até 2030
A BRF vai anunciar para investidores e analistas, no BRF Day 2021, a estimativa de realização de investimentos de aproximadamente R$ 55 bilhões até 2030, –
Leia MaisExportações de carne de frango mantém alta de 9% em 2021
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) –
Leia MaisCenso de Confinamento DSM registra crescimento do rebanho confinado no Brasil
A pecuária de corte do Brasil registrou 5,26 milhões de bovinos confinados em 2019. O dado é do Censo de Confinamento DSM 2019, estruturado pelo –
Leia MaisAbate de bovinos avança 16% em MT em novembro, aponta Imea
Mesmo com os produtores segurando seus animais no pasto, o abate de bovinos aumentou 16% em novembro de 2021, motivado pela oferta dos animais confinados –
Leia MaisOvinos são tema de congresso no interior de São Paulo
Começou nesta terça-feira (7), em Rio Preto, no interior de São Paulo, a Feira Noroeste Paulista de Ovinos (Fenovi). Organizada pela Anpovinos (Anpovinos) e correalizada –
Leia MaisMercado halal deve crescer 18% até 2024
O Brasil é o maior produtor e exportador de produtos halal, que são os produtos permitidos para o consumo de muçulmanos. A abertura e diversificação –
Leia MaisSanta Catarina registra primeiro embarque de Carne Angus Certificada para o Oriente Médio
O estado de Santa Catarina realizou seu primeiro embarque de Carne Angus Certificada. Os cortes estampando o selo verde-amarelo da Associação Brasileira de Angus foram –
Leia MaisEfeito China: exportações de carne bovina registram forte queda em volume e receita
As exportações totais de carne bovina (envolvendo o produto in natura e processados) movimentaram 105.200 toneladas em novembro, proporcionando uma receita de US$ 501 milhões. –
Leia MaisTereza Cristina abre fórum da Câmara Árabe, nesta segunda-feira (6), em São Paulo
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, abre o Global Halal Brazil Business Forum, nesta segunda-feira, (6), em São Paulo. Realizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira –
Leia Mais