13 de junho de 2021 às 18h45

Brasileiro aumentou o consumo de queijos durante a pandemia, diz pesquisa

queijo coalho

Consumo de queijo aumentou no Brasil após a pandemia. Foto: Embrapa

O período de quarentena imposto em todo o mundo fez aumentar o consumo de queijo, segundo pesquisa desenvolvida pela Tetra Pak em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research. No Brasil, 46% dos entrevistados afirmaram ter aumentado a ingestão do alimento durante a pandemia, índice ligeiramente acima da média global, de 1/3 dos entrevistados. A maior alta foi nos países asiáticos, com destaque para Índia (60%) e China (41%), seguida da Turquia, com crescimento de 54%. O levantamento foi feito em março deste ano e ouviu 4.500 pessoas, em nove países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, Rússia, China, África do Sul e Turquia.

“Queijos são consumidos em todos os continentes e a demanda não mostra sinais de redução. Na verdade, é exatamente o oposto. No Brasil, por exemplo, 84% dos entrevistados consomem regularmente queijo no café da manhã em casa”, afirma Monica Pieratti, diretora de portfólio para a área de Processamento da Tetra Pak.

Outro hábito brasileiro é o alto consumo da muçarela, principalmente como ingrediente das pizzas, assim como fazem os italianos. Boa parte do país (79%) prefere os queijos de sabor salgado e estão abertos a novidades como os itens com sabor azeitona (54%), ervas (51%) e especiarias (45%). Segundo a pesquisa, o brasileiro escolhe o queijo pelo seu sabor (afirmação de 31% dos entrevistados), sendo o preço o segundo item de consumo (afirmação de 46% dos entrevistados).

Efeito da pandemia

Segundo a pesquisa, a alta do consumo de queijos é explicada pela chegada da Covid-19, que mudou o comportamento da população. Isso se deve, em parte, ao fato de mais pessoas estarem passando tempo em casa, o que proporciona mais oportunidades para o consumo do alimento, como ao assistir TV (36%) ou ao acompanhar uma bebida – como aperitivo (35%) ou em um lanche rápido (35%). No Brasil, a maioria (84%) consome queijo no café da manhã e como tira-gosto no fim de tarde (51%).

Segundo Monica, o queijo tem sido uma parte essencial da nossa dieta por séculos e deve permanecer assim por muitos anos. “As pessoas estão se tornando mais aventureiras em termos de sabor e textura, e temos a facilidade de acomodar isso, garantindo que não haja comprometimento da qualidade no resultado final”, complementa.

Além da pandemia, o alta no consumo também se deve à percepção do produto, tido como um aliado para o bem-estar. No Brasil, os consumidores consideram o queijo um alimento saudável (50%), nutritivo (48%), com alto teor de proteínas (42%) e rico em cálcio (34%).

A pesquisa também revela que cresceu o interesse por queijos veganos. Nos nove países, 42% já ouviram falar sobre o tema, apesar de poucos (24%) já terem experimentado o produto. No Brasil, o interesse é ainda maior (49%), com 20% dos entrevistados já tendo consumido algum queijo de origem vegetal.

Ao aprofundar sobre os motivos que levam ao consumo de queijos veganos, os consumidores brasileiros destacam a percepção do produto ser mais natural (56%) e mais amigável com o meio ambiente (45%).

“Notamos a sustentabilidade cada vez mais associada ao consumo de alimentos e bebidas e o surgimento de novos nichos. Isso não significa a canibalização entre queijos tradicionais e opções veganas, mas o surgimento de novas rotas e vias de crescimento para produtores atuando no segmento de queijos”, explica Monica.

A pesquisa da Tetra Pak foi realizada em março de 2021, com 4.500 pessoas, em nove países (Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, África do Sul, Rússia, Turquia e China). O questionário foi online, na língua nativa de cada participantes, com duração média de 25 minutos.

01/12/2021 às 20h02

Produção de etanol nos EUA recua 4% na última semana

Segundo dados da Administração de Informação de Energia (AIE), a produção de etanol de milho dos Estados Unidos caiu 4% na semana encerrada em 26 –

Leia Mais
01/12/2021 às 18h14

Alta do boi gordo deve ser mais moderada em dezembro, afirma analista

O mercado físico de boi gordo registrou preços firmes nesta quarta-feira (1º). Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, o ambiente de –

Leia Mais
01/12/2021 às 17h45

Mesmo com embargo, mercado do boi gordo segue em patamar elevado

Mesmo com o embargo da China, o mercado do boi gordo segue em patamar elevado. Na B3, o contrato futuro com vencimento para dezembro encerrou –

Leia Mais
01/12/2021 às 17h40

Mapa prorroga campanha de vacinação contra aftosa em 14 estados

O Ministério da Agricultura (Mapa) autorizou a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa do ano de 2021 em 14 –

Leia Mais
01/12/2021 às 17h25

Carne bovina: embargo chinês resulta em pior novembro para exportações desde 2016

As exportações brasileiras de carne bovina fecharam novembro com mais um resultado negativo. No último mês, o Brasil negociou com o exterior 81,174 mil toneladas, –

Leia Mais
01/12/2021 às 17h04

Milho: exportações somam 2,4 milhões de toneladas em novembro

As exportações de milho do Brasil apresentaram receita de US$ 516,4907 milhões em novembro (19 dias úteis), com média diária de US$ 27,205 milhões. A –

Leia Mais
01/12/2021 às 16h02

Economia: balança comercial tem déficit de US$ 1,307 bilhão em novembro

No mês de Novembro de 2021, as exportações somaram US$ 20,296 bilhões e as importações, US$ 21,603 bilhões, com saldo negativo de US$ -1,307 bilhões –

Leia Mais
01/12/2021 às 14h43

Prejuízo e menos boi no confinamento: como embargo chinês afeta pecuaristas?

O abate de bovinos no Brasil chegou ao menor patamar de quase duas décadas. O cenário é resultado do embargo da china à carne brasileira, –

Leia Mais
30/11/2021 às 21h03

Abate de bovinos totaliza 379,4 mil cabeças em outubro em Mato Grosso

Em outubro de 2021, o abate total de bovinos em Mato Grosso aumentou aproximadamente 18% ante setembro/21, totalizando 379,42 mil cabeças. Segundo o Instituto Mato-Grossense –

Leia Mais
30/11/2021 às 16h45

‘Produtores brasileiros estão prontos’, diz presidente da Aprosoja-MT sobre mercado de carbono

O terceiro painel do Fórum Planeta Campo abordou o tema “Baixo carbono: o protagonismo da agricultura”. No painel, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores –

Leia Mais