29 de março de 2021 às 16h02

ABPA lança campanha internacional contra fraudes e vendas falsas

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou nesta segunda-feira, 29, uma campanha internacional para alertar importadores e potenciais clientes contra casos de fraudes e vendas falsas, que provocam impacto nas exportações brasileiras de aves e de suínos.

Conforme a ABPA, as fraudes envolvem clonagem de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram, falsificação de rótulos de produtos que não foram produzidos no Brasil, utilização de SIFs falsos, clonagem de e-mails, criação de escritórios fantasmas totalmente estruturados (inclusive com contas bancárias), entre outros.

Para inibir as práticas criminosas, as agroindústrias exportadoras até já criaram áreas internas de compliance exclusivas para tratar das fraudes. A campanha, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), terá vídeos em português, inglês e mandarim que detalham cuidados na checagem do suposto vendedor antes da efetivação de pagamentos.

Entre as medidas, está a checagem dos dados junto à ABPA e aos postos diplomáticos no exterior. O presidente da ABPA, Ricardo Santin, disse em nota que a entidade trabalha com órgãos governamentais especializados para coibir cada dia mais estas fraudes, “que estimamos já ter alcançado 1 mil casos nos últimos cinco anos”.

Segundo ele, essas fraudes, que causam prejuízos a quem busca importar produtos do Brasil, também provocam impacto na imagem e na segurança do comércio internacional de proteína animal.



15/06/2021 às 09h59

Comercialização de milho segue com forte atraso em MT

A comercialização de milho da safra 2020/21 do Mato Grosso atingiu 77,34% até 10 de junho, conforme dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). –

Leia Mais
15/06/2021 às 09h54

Freio de Ouro 2021 é lançado em live

Foi realizada nesta segunda-feira, 14, a live de lançamento do Freio de Ouro 2021. Na ocasião foi oficializada a volta da parceria da Associação Brasileira –

Leia Mais
15/06/2021 às 08h16

Cientistas usam chip para investigar o que compromete a gestação em bovinos

Com o objetivo de investigar fatores que podem comprometer o sucesso gestacional em bovinos, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) usaram uma espécie de –

Leia Mais
14/06/2021 às 20h25

Vem aí o Freio de Ouro 2021 no Lance Rural e Canal do Criador

Prepare o coração e a torcida porque o Freio de Ouro, a maior competição da raça crioula, está de volta às telas do Canal Rural. –

Leia Mais
14/06/2021 às 20h20

Febre aftosa: RS discute formas de reforçar vigilância agropecuária

O Rio Grande do Sul garantiu certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) no mês passado. –

Leia Mais
14/06/2021 às 19h49

Comissão debate projeto que autoriza autocontrole em fiscalizações sanitárias

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promoveu nesta segunda, 14, uma audiência pública sobre autocontrole nas atividades agropecuária –

Leia Mais
14/06/2021 às 16h02

Carnes: ‘Medidas de força seguirão se governo argentino ampliar restrições’

Os frigoríficos argentinos continuam em alerta enquanto aguardam novas medidas do governo, pois os 30 dias decretados sem possibilidade de exportação de carne bovina expiraram –

Leia Mais
14/06/2021 às 12h31

Proximidade da colheita pressiona cotações do milho

Os preços do milho passaram a cair no mercado spot da maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão vem –

Leia Mais
14/06/2021 às 12h06

Ovos: cenário é de baixa oferta e demanda crescendo, diz Cepea

A baixa disponibilidade e a crescente demanda por ovos impulsionaram as cotações da proteína nos últimos dias em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Nas –

Leia Mais
13/06/2021 às 18h45

Brasileiro aumentou o consumo de queijos durante a pandemia, diz pesquisa

O período de quarentena imposto em todo o mundo fez aumentar o consumo de queijo, segundo pesquisa desenvolvida pela Tetra Pak em parceria com a –

Leia Mais