ABPA lança campanha internacional contra fraudes e vendas falsas
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou nesta segunda-feira, 29, uma campanha internacional para alertar importadores e potenciais clientes contra casos de fraudes e vendas falsas, que provocam impacto nas exportações brasileiras de aves e de suínos.
Conforme a ABPA, as fraudes envolvem clonagem de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram, falsificação de rótulos de produtos que não foram produzidos no Brasil, utilização de SIFs falsos, clonagem de e-mails, criação de escritórios fantasmas totalmente estruturados (inclusive com contas bancárias), entre outros.
Para inibir as práticas criminosas, as agroindústrias exportadoras até já criaram áreas internas de compliance exclusivas para tratar das fraudes. A campanha, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), terá vídeos em português, inglês e mandarim que detalham cuidados na checagem do suposto vendedor antes da efetivação de pagamentos.
Entre as medidas, está a checagem dos dados junto à ABPA e aos postos diplomáticos no exterior. O presidente da ABPA, Ricardo Santin, disse em nota que a entidade trabalha com órgãos governamentais especializados para coibir cada dia mais estas fraudes, “que estimamos já ter alcançado 1 mil casos nos últimos cinco anos”.
Segundo ele, essas fraudes, que causam prejuízos a quem busca importar produtos do Brasil, também provocam impacto na imagem e na segurança do comércio internacional de proteína animal.
VEJA TAMBÉM
Evitar síndromes pós-parto é essencial para garantir leitegadas saudáveis
Muitos cuidados devem ser tomados nos momentos que antecedem o nascimento dos leitões. De acordo com o extensionista Rangel Hertzog, entre os processos podemos destacar –
Leia MaisGrupo propõe dobrar área com ILPF no Brasil até 2030
A Associação Rede ILPF lançou um desafio para o Brasil em um dos painéis on-line do 2º Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF –
Leia MaisChuvas irregulares podem afetar 2ª safra de milho em MG
O clima mais seco vem trazendo preocupações para as lavouras de milho safrinha em boa parte do país. Essa situação é verificada no Noroeste de –
Leia Mais‘Carne bovina: produtor deve agir com profissionalismo para atender mercado interno’
Em entrevista ao Canal Rural, Francisco Manzi, diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) destacou os principais pontos do mercado do boi –
Leia MaisOferta de bois avança no Centro-Sul e preço da arroba segue em queda
O mercado físico de boi gordo registrou mais baixos nesta quarta-feira, 5, na maioria das regiões de produção e comercialização do país. Segundo o analista –
Leia MaisSem estratégia, prejuízo do pecuarista pode aumentar, diz Faesp
O atual poder de compra de pecuaristas paulistas frente ao milho é o pior desde junho de 2016. Além desse fator, os valores da reposição –
Leia MaisMinerva Foods tem lucro líquido de R$ 259,5 mi no 1º trimestre
A Minerva Foods registrou lucro líquido de R$ 259,5 milhões no primeiro trimestre de 2021. O valor representa queda de 4,3% ante o lucro de –
Leia MaisCarnes: BRF investirá R$ 292 milhões em aves no Paraná
A BRF anunciou que vai investir R$ 292 milhões até 2022 na ampliação e modernização de suas unidades industriais no Paraná. Além disso, vai retomar –
Leia MaisBoi gordo: pressão baixista continua no mercado à vista
Terça-feira, 4, com movimento considerado mediano no mercado spot de boi gordo. A pressão baixista continua a perdurar, dado a aparição, ainda que considerada pequena, –
Leia MaisMilho: expectativa de segunda 2ª safra menor sustenta preço em alta
A expectativa de menor produção de milho 2ª safra e a retração dos vendedores de milho sustentam os negócios realizados em Campinas/SP no nível de –
Leia Mais