ABPA lança campanha internacional contra fraudes e vendas falsas
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou nesta segunda-feira, 29, uma campanha internacional para alertar importadores e potenciais clientes contra casos de fraudes e vendas falsas, que provocam impacto nas exportações brasileiras de aves e de suínos.
Conforme a ABPA, as fraudes envolvem clonagem de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram, falsificação de rótulos de produtos que não foram produzidos no Brasil, utilização de SIFs falsos, clonagem de e-mails, criação de escritórios fantasmas totalmente estruturados (inclusive com contas bancárias), entre outros.
Para inibir as práticas criminosas, as agroindústrias exportadoras até já criaram áreas internas de compliance exclusivas para tratar das fraudes. A campanha, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), terá vídeos em português, inglês e mandarim que detalham cuidados na checagem do suposto vendedor antes da efetivação de pagamentos.
Entre as medidas, está a checagem dos dados junto à ABPA e aos postos diplomáticos no exterior. O presidente da ABPA, Ricardo Santin, disse em nota que a entidade trabalha com órgãos governamentais especializados para coibir cada dia mais estas fraudes, “que estimamos já ter alcançado 1 mil casos nos últimos cinco anos”.
Segundo ele, essas fraudes, que causam prejuízos a quem busca importar produtos do Brasil, também provocam impacto na imagem e na segurança do comércio internacional de proteína animal.
VEJA TAMBÉM
Demanda por frango halal está aquecida no mercado externo, diz BRF
O vice-presidente da BRF para o Mercado Internacional, Patrício Rohner, destacou nesta sexta, 13, em teleconferência de resultados relativa ao segundo trimestre, que a demanda –
Leia MaisPecuária de leite: custo operacional tem alta de 11,49% até junho, diz CNA
De janeiro a junho deste ano, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária de leite acumulou forte alta de 11,49%, segundo o boletim Campo Futuro, –
Leia MaisCom demanda maior por frango, produto inteiro atinge preço recorde, diz Cepea
Com demanda aquecida por frango, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destacou em boletim semanal que o preço do produto inteiro renovou –
Leia MaisBRF tem prejuízo líquido de R$ 199 mi no segundo trimestre
A BRF reportou um prejuízo líquido de R$ 199 milhões no segundo trimestre de 2021, revertendo o lucro de R$ 307 milhões que tinha sido –
Leia MaisMercado da tilápia passa a ter acompanhamento do Cepea
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) passa agora a divulgar semanalmente os preços médios para a tilápia, tendo como referência os valores –
Leia MaisSuínos: abates totalizam 13 mi de cabeças no segundo trimestre
Os produtores brasileiros abateram 13,03 milhões de cabeças de suínos no segundo trimestre de 2021, um aumento de 7,1% em relação ao segundo trimestre de –
Leia MaisAbate de frangos cresce 7,4% no segundo trimestre de 2021
Os produtores brasileiros abateram 1,52 bilhão de frangos no segundo trimestre de 2021, um aumento de 7,4% em relação ao segundo trimestre de 2020, segundo –
Leia MaisAbate de bovinos cai 4,5% no 2º trimestre, diz IBGE
Os produtores brasileiros abateram 7,07 milhões de cabeças de bovinos no segundo trimestre de 2021, um recuo de 4,5% em relação ao segundo trimestre de –
Leia MaisOvos: mercado firme, mas custo de produção ainda é elevado
Após a virada do mês, a caixa de ovos contendo 30 dúzias de ovos cotada hoje em R$ 127,50 e R$ 132,00 na granja e –
Leia MaisAssociação de criadores de angus faz parceria com Embrapa para pecuária sustentável
A Associação Brasileira de Angus anunciou nesta quarta-feira, 11, uma parceria com a Embrapa para fomentar a adoção de sistemas produtivos sustentáveis nos criatórios da –
Leia Mais