Carne bovina: Argentina é único país do Mercosul com crescimento em exportações no 1º semestre

A Argentina foi o único país do Mercosul que aumentou suas exportações de carne bovina no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2022, segundo estudos da Bolsa de Comercio de Rosario (BCR).

Com dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), a BCR informa que a Argentina registrou embarques de 327,2 mil toneladas de carne bovina de janeiro a junho de 2023, um aumento de quase 9 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, outros países como Brasil, Uruguai e Paraguai tiveram retrocessos no volume embarcado. O Brasil apresentou queda de 4,88% (882,6 mil toneladas), o Paraguai teve queda de 7,12% (157,7 mil toneladas) e o Uruguai teve queda de 20,01% (172,2 mil toneladas).

“O aumento das exportações argentinas foi resultado, em grande parte, de uma maior oferta de carne bovina gerada pelos maiores níveis de abate, devido às condições climáticas difíceis, principalmente a estiagem. Embora o mercado local tenha absorvido parte significativa desse aumento de oferta, as exportações também se beneficiaram ao captar um maior saldo exportável”, conclui a análise.

Por Agência Safras

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também