Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
ApexBrasil assina novo convênio com ABCZ para fortalecer pecuária brasileira no mundo
Nesta segunda-feira (21), às 13h30, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) assinam –
Leia MaisAbate de bovinos totaliza 1,28 milhão de cabeças em julho na Argentina
Em julho de 2023, foram abatidas 1,28 milhão de cabeças de gado na Argentina, um aumento de 24,9% em relação ao ano anterior, mas 6,6% –
Leia MaisCarne bovina: exportações do Uruguai caem 19% em julho
As exportações de carne bovina do Uruguai caíram 19% em julho de 2023 em relação ao ano anterior, segundo o relatório Uruguai XXI. As exportações –
Leia MaisDólar especial para milho eleva preço do boi magro na Argentina em 22%
A decisão do Ministério da Economia de gerar um dólar de milho de 340 pesos, para agosto, fez disparar os preços do boi magro nos –
Leia MaisFrango produzido no Rio Grande do Sul ganha campanha de valorização
O setor avícola gaúcho lançou a 2ª edição da Campanha de Valorização da Carne de Frango produzida no RS nesta quarta-feira (2). O intuito é sensibilizar, –
Leia MaisCarne bovina: Argentina é único país do Mercosul com crescimento em exportações no 1º semestre
A Argentina foi o único país do Mercosul que aumentou suas exportações de carne bovina no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período –
Leia MaisCarnes: Abate de bovinos na semana cai 2% no Uruguai
O abate de bovinos no Uruguai caiu 2% na semana até 15 de julho de 2023, onde foram processados 42.168 bovinos, 787 animais a menos –
Leia MaisCarnes: Instituto do Uruguai participa da feira pecuária internacional no Paraguai
Representantes do Instituto Nacional de Carnes (INAC) participaram da 40a edição da Feira Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços, organizada pela Associação Rural –
Leia MaisBoi: no 1º semestre, China é destino de metade da carne exportada pelo Brasil
No balanço do primeiro semestre de 2023, o Brasil exportou a todos os destinos mais de 1 milhão de toneladas de carne bovina (in natura –
Leia MaisSuínos: valores da carne suína continuam em alta no mercado interno
Os valores médios da carne suína seguem avançando. De acordo com levantamento do Cepea, a proteína vem registrando valorizações sutis desde o encerramento de junho, –
Leia Mais