Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Queda no preço do milho chega a 13,8% na parcial do mês, diz Cepea
Com compradores afastados do mercado spot, os valores do milho seguem em queda na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Demandantes têm postergado as –
Leia MaisBoi gordo recua 1,17% no mercado futuro, diz Agrifatto
Com a “entressafra” cada vez mais próxima, as negociações de boi gordo vão minguando no mercado físico, reduzindo a liquidez, destaca a Agrifatto. Segundo a –
Leia MaisPecuarista reduz custo da silagem em 50% com uso de sorgo forrageiro
Um pecuarista de Goiás resolveu apostar no uso do sorgo forrageiro para reduzir o custo com a silagem. O resultado foi promissor. Em substituição ao –
Leia MaisGolpe faz criador deixar de receber por venda de 542 novilhas: ‘Não leva apenas o gado, leva uma vida de trabalho’
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul trabalha para esclarecer um tipo de golpe aplicado na compra de gado que já representa um prejuízo –
Leia MaisEmbrapa: sorgo produz quase o dobro da média nacional no Semiárido
Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta grande potencial de aproveitamento do sorgo para a produção de grãos na região do –
Leia MaisLeite: baixa oferta e custos em alta elevam preço pago ao produtor
Os altos custos de produção, aliados à seca em importantes bacias leiteiras, seguem limitando a oferta de leite no campo. De acordo com o Centro –
Leia MaisSuínos: Cargill Nutrição Animal lança plataforma para auxiliar na produtividade
A Cargill Nutrição Animal lançou nesta semana a plataforma Livelle EXP, que pretende auxiliar suinocultores no manejo, em soluções e ferramentas que ampliem o retorno –
Leia MaisSuínos: preço ao produtor se recupera, mas de forma lenta
O mês de junho está sendo de lenta retomada do fôlego dos suinocultores, com recuo do preço do milho e do farelo de soja e –
Leia MaisColheita da safra do milho 2020/21 na Argentina chega a 63%
Levantamento semanal divulgado pelo Ministério da Agroindústria da Argentina indicou que a colheita de milho da safra 2020/21 do país atingia 63% da área total –
Leia Mais