Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Boi gordo: mercado físico segue travado, mas firme nos R$ 310 por arroba em SP
O mercado físico do boi gordo segue travado, mas firme nos R$ 310 por arroba em São Paulo, com expectativas de altas em um futuro –
Leia MaisMilho: proximidade da colheita da 2ª safra leva o mercado a ofertar o cereal
A proximidade da colheita da 2ª safra do milho leva o mercado a ofertar o cereal que ainda está disponível, assim a saca do cereal –
Leia MaisBrasil exporta 283 mil toneladas de carne de aves na 3ª semana de maio
As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 433,823 milhões em maio (15 dias úteis), –
Leia Mais‘Status livre de aftosa sem vacinação pode abrir mercados que remuneram melhor’
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deve reconhecer nesta quinta-feira,27, os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e partes do Amazonas –
Leia MaisOvos: quedas consecutivas levam preços ao menor patamar em cinco meses
Com a oferta em elevação e a demanda cada vez mais enfraquecida no mercado interno, as cotações dos ovos comerciais estão em baixa desde o –
Leia MaisSuinocultura enfrenta dificuldades com aumento no custo de produção
O setor de proteína animal segue preocupado com o custo de produção em alta. Só nos últimos doze meses, o índice para os criadores de –
Leia MaisCom alta dos grãos, triticale é alternativa para produção de forragens e ração animal
O preço dos grãos no mercado interno, principalmente do milho, continua impactando os custos de produção da pecuária leiteira. Para permanecerem na atividade, produtores estão –
Leia MaisPreço do boi gordo sobe com redução da oferta em algumas regiões
O mercado físico de boi gordo registrou preços mais altos na maioria das regiões de produção e comercialização do país nesta segunda-feira, 24. Segundo o –
Leia MaisExportações de carne bovina somam 88,7 mil toneladas na parcial do mês
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 435,669 milhões em maio (15 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia MaisCarne: conselho argentino rejeita com preocupação restrição à exportação
O Conselho Agroindustrial Argentino (CAA) se reuniu com o governo, na sexta-feira, 21, para manifestar rejeição e preocupação em relação à medida que determina a –
Leia Mais