Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

10/05/2021 às 17h02

Carne bovina: Brasil exporta 29,8 mil toneladas na parcial de maio

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 146,161 milhões em maio (5 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
10/05/2021 às 14h31

Milho: USDA anuncia cancelamento de venda de 280 mil t para China

Os exportadores privados norte-americanos reportaram ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) o cancelamento de uma venda feita para a China, envolvendo 280 mil –

Leia Mais
10/05/2021 às 12h30

Exportação de ovos no 1º quadrimestre é a maior para o período em 5 anos

As exportações de ovos em 2021 tem ganhado espaço, já que o câmbio vem favorecendo as vendas externas e o mercado doméstico desaquecido. Em abril, –

Leia Mais
10/05/2021 às 12h01

Milho: indicador supera os R$ 100 a saca

O milho indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP), atingiu a marca histórica de R$ 100 a saca de 60 quilos na última semana, batendo um recorde –

Leia Mais
10/05/2021 às 08h45

Butantan vai demandar 20 milhões de ovos para produzir vacina ButanVac

O Instituto Butantan demandará milhões de ovos para produzir a ButanVac, nova vacina contra a Covid-19. Na quarta-feira, 28, a entidade recebeu o primeiro lote –

Leia Mais
10/05/2021 às 08h31

Boi gordo: baixa liquidez predomina no mercado físico e preços oscilam

A baixa liquidez predomina no mercado físico do boi gordo e, com isso, os preços oscilam conforme a praça pecuária do país e a necessidade –

Leia Mais
10/05/2021 às 08h01

Milho: oferta restrita eleva o preço da saca em Campinas para R$ 101

A oferta restrita do milho se sobrepõe à proximidade do início da colheita do milho 2ª safra, essa tensão sobre a oferta eleva o preço –

Leia Mais
08/05/2021 às 13h05

Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%

Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora –

Leia Mais
08/05/2021 às 12h06

Milho: produção mundial 2020/21 deve ficar em 1,156 bi de toneladas

A produção mundial de milho em 2020/21 deverá totalizar 1,156 bilhão de toneladas, contra 1,139 bilhão do ano anterior. A estimativa faz parte do relatório –

Leia Mais