Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

25/02/2023 às 18h02

Carne bovina: exportação atinge 91,816 mil toneladas em fevereiro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 445,886 milhões em fevereiro (13 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
24/02/2023 às 20h02

Exportação de aves atinge 247,787 mil toneladas em fevereiro

As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 462,69 milhões em fevereiro (13 dias úteis), –

Leia Mais
22/02/2023 às 07h02

Carne suína: China planeja comprar 20 mil toneladas congeladas para reserva estatal

A China planeja comprar 20 mil toneladas de carne suína congelada para reservas estatais, informou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma na última sexta-feira –

Leia Mais
21/02/2023 às 12h02

China deve produzir 14,3 milhões de toneladas de carne de frango em 2023

A produção de carne de frango na China deverá chegar a 14,3 milhões de toneladas em 2023, segundo adidos do Departamento de Agricultura dos Estados –

Leia Mais
17/02/2023 às 17h02

Medida da Argentina permitirá que 100 cabeças de gado sejam enviadas para confinamento

O secretário de Agricultura da Argentina, Juan José Bahillo, destacou que as novas medidas implementadas pelo governo nacional buscam que os pecuaristas possam enviar até –

Leia Mais
17/02/2023 às 09h02

Suínos: valores de todos os produtos suinícolas estão em alta

Dos cortes ao animal vivo, os preços dos produtos suinícolas acompanhados pelo Cepea estão em forte movimento de alta nesta primeira quinzena de fevereiro. Segundo –

Leia Mais
17/02/2023 às 08h02

Boi: vendas de sêmen bovino recuam em 2022

Dados elaborados pelo Cepea em parceria com a Asbia (Associação de Inseminação Artificial) e divulgados nesta quarta-feira, 14, mostram redução de 9,33% no volume de –

Leia Mais
14/02/2023 às 14h06

Carne bovina: exportação atinge 47,166 mil toneladas em fevereiro

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 227,480 milhões em fevereiro (8 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
11/02/2023 às 10h02

Frango: preço da carne reage e exportação segue elevada

Os preços da carne de frango estavam em movimento de queda desde o final do ano passado, pressionados pela demanda enfraquecida e pela oferta elevada. –

Leia Mais
10/02/2023 às 15h02

Boi: volume exportado em janeiro é recorde para o mês

O ano de 2023 começou confirmando as perspectivas desenhadas pela cadeia pecuária nacional, de que as vendas de carne bovina ao mercado internacional devem seguir –

Leia Mais