Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

04/05/2021 às 13h11

Milho: volume importado da Argentina deve chegar em Paranaguá no próximo dia 16

De acordo com o line-up, a programação de embarques nos portos brasileiros, as 40 mil toneladas de milho argentino importadas no último mês estão com –

Leia Mais
04/05/2021 às 13h04

Boi: ociosidade dos frigoríficos em MT cai em março ante fevereiro

A ociosidade das plantas frigoríficas que abatem bovinos em Mato Grosso caiu no mês de março, fechando na média de 65,08%, recuo de 9,35 pontos –

Leia Mais
04/05/2021 às 10h42

Ovelha surpreende e dá à luz quadrigêmeos; exame mostrava apenas 2

A Cabanha da Divisa, em Cruz Alta (RS), registrou um fato incomum na madrugada desta segunda-feira, 3. Uma das ovelhas île de france da propriedade –

Leia Mais
04/05/2021 às 08h31

Boi gordo: pecuarista se mantêm firme em vendas e preço final pouco desvaloriza

A segunda-feira foi pouco movimentada e marcada por frigoríficos oferecendo valores ainda menores no mercado “balcão”, a referência em São Paulo, no mercado físico é –

Leia Mais
04/05/2021 às 06h59

China aumenta importações de carne bovina dos EUA em 1233%

As exportações de carne bovina dos Estados Unidos para a China atingiram 38,326 mil toneladas de janeiro a abril deste ano, um crescimento de 1.233% –

Leia Mais
04/05/2021 às 06h31

Milho: Bahia deve liderar produção do Norte Nordeste em 2020/21

O estado da Bahia deverá liderar a produção de milho entre os estados das regiões Norte e Nordeste na temporada 2020/21, com 2,619 milhões de –

Leia Mais
03/05/2021 às 20h45

Milho: valor da saca chega a R$ 107 no Paraná e em São Paulo

O mercado brasileiro de milho abriu a semana apresentando preços em alta em muitos estados. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, –

Leia Mais
03/05/2021 às 18h55

Milho: oferta no Brasil deve atingir 112,3 mi de toneladas em 2021

O Brasil poderá dispor de uma oferta interna de milho de 112,301 milhões de toneladas de milho na safra 2021, segundo estimativa de Safras & –

Leia Mais
03/05/2021 às 18h32

Preço do boi gordo recua, mas analista prevê alta na entressafra

O mercado físico de boi gordo registrou preços mais baixos na maioria das praças de produção e comercialização do país nesta segunda-feira, 3. Segundo o –

Leia Mais
03/05/2021 às 12h01

Ovos: vendas registram leve queda no encerramento de abril

O mercado de ovos seguiu sem grandes alterações nos últimos dias de abril. No entanto, embora os preços tenham continuado praticamente estáveis na maioria das –

Leia Mais